sábado, 17 de julho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 351 (Anexo: Espiritismo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 351 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 17 julho de 2010 (atualizado às 06h).

"Causo democrático".

Mané Beradeiro conta diz: "E estava lá o político, naquela época que não precisava saber ler nem escrever, fazendo sua campanha: - "Aqui é assim, nós temo de tudo: ginicologista, dentista, nazista para tratar sinusite, alcolista para os zóios, colunista para a coluna. Vote em mim, que trago mais!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

O extraordinário Programa "Conheça seus Direitos", o mais antigo da grade da Tv Mossoró – Fundação Vingt-um Rosado, idealizado pelo jornalista Pedro Carlos e o Dr. Herval Sampaio Júnior (apresentador) parece que deixou de ser importante para única Tv aberta da cidade de Mossoró. Conheça seus Direito é (ou era) apresentado nas noites de quarta-feira sempre às 20h. O Dr. Herval Júnior tem dedicado seu precioso tempo para que cada edição supere a anterior, seja nos temas quanto nos convidados para os debates em várias áreas do direito. Ele tem conseguido esta proeza desde o dia 19/07/2006 marcando a estréia já com sucesso, o DC – Coluna de Notícias foi buscar uma justificativa para a ausência do programa nas últimas semanas e encontrou o Dr. Herval Júnior aborrecido e demonstrando sua insatisfação com a emissora quando da edição especial (que foi gravada com atropelos) que era para ser ao vivo cujo tema especial sobre a Lei 135/2010 e conhecida também como Ficha Limpa. "Anunciei à direção da Tv Mossoró, com antecedência, que faria um grande debate, para marcar os quatro anos de programa, transmitido ao vivo do auditório da Unp, nossa parceira de muito tempo, para as providências cabíveis desse grande debate e na hora de iniciar o programa não foi possível a transmissão ao vivo. O que me estranha é que até esta data (14/07) não fui procurado por ninguém da Tv para uma justificativa e me sinto subestimado com tudo o que houve", disse Sampaio Júnior. É caro Herval... fico aqui, não só eu, com muitos tele-expectadores na torcida da volta do autêntico e esclarecedor programa Conheça seus Direitos. Boa leitura.

CIENTISTAS CRIAM MODELO PARA ESTUDAR A RESPIRAÇÃO DA TERRAO ciclo de "respiração" da Terra, ou a interação entre a vegetação do planeta e a atmosfera, é peça fundamental no estudo das mudanças climáticas, mas até agora a maneira como se dá essa interação estava envolta em incertezas. A complexidade dos processos envolvidos impedia a elaboração de modelos climáticos precisos para, por exemplo, prever o clima que o mundo terá daqui a algumas décadas. Mas agora duas equipes internacionais de cientistas foram capazes de criar modelos para determinar parâmetros essenciais da respiração do planeta.

Esses modelos foram criados reunindo dados obtidos durante dez anos em 250 estações da rede Fluxnet – um projeto que acompanha o intercâmbio entre os ecossistemas terrestres e a atmosfera. Segundo os modelos, as plantas absorvem 122 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono por fotossíntese a cada ano – 34% deste total é absorvido pelas florestas tropicais, 26% pelo cerrado, mesmo que estas últimas ocupem o dobro do território. FONTE: Portal da Terra, na base de dados do sítio https://ivanaldoxavier.blogspot.com, em 12/07/2010.

SINAI E DIEESE MONITORA FINANÇAS DO ESTADOApós a aprovação dos últimos Planos de Carreira aprovados na Assembléia Legislativa, no dia 30 de junho, a direção do Sinai deu início a realização de uma série de assembléias na capital e no interior. O objetivo é discutir com a categoria e inteirá-la acerca da implantação e dos reflexos dos Projetos de Lei aprovados.

Para isso, a direção do Sindicato deu início também a uma série de reuniões com o coordenador técnico do Dieese, Melquisedeque Moreira, a primeira na última quinta-feira (8), para que o Sindicato seja municiado de elementos para tratar com o governo estadual, que insiste em vincular o pagamento das demandas da categoria à relação do Governo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo quando se tem conhecimento que o Rio Grande do Norte jamais saiu do Limite Prudencial da LRF, desde sua vigência, no ano de 2001. O estudo feito pelo Dieese visa monitorar as finanças do Estado para que a ação sindical tenha subsídios plausíveis e legais nas negociações com o Governo.

A SAGA DA POESIA SOBREVIVENTE é o título correto do livro do Genildo Costa, e não "faga" como grafei na edição anterior. A correção veio do atento amigo leitor, artista plástico, publicitário, poeta e fotógrafo (mais nova dedicação) Rogério Dias, que assina a capa do livro com muita dedicação. Obrigado gente fina, o citado livro já se encontra a venda com o Genildo (84-8863.2046 ou 3318.3082) e toca pra diante.

GREVE -SERVIDORES PODERÃO TER FALTAS ABONADAS - Corte de ponto dos servidores da EMATER e do IDIARN poderá ser suspenso por ocasião da última greve dessas categorias. A direção do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN está tratando do assunto diretamente com o Chefe do Gabinete Civil, Leopoldo Rosado. A solicitação foi feita pela direção do Sinai juntamente com as tratativas dos Planos da Emparn e Ceasa. Segundo o presidente do Sinai, Santino Arruda, o Secretário ficou de dar uma resposta nos próximos dias. FONTE: www.sinarirn.com.br.

FIQUE SABENDO... "Serviço de Cardiologia de Alta Complexidade em Mossoró". Por Luzia Bessa, Conselheira Municipal de Saúde de Mossoró e Pte. do CES/RN – Conselho Estadual de Saúde do RN. (Fonte: e-mail pessoal, em 09/07/2010).

Vou tentar resumir o caso da APAMIM - Conveniada SUS para Cardiologia em Mossoró (alta complexidade). Foi enviado o Projeto da APAMIM ao Conselho Municipal de Saúde de Mossoró/RN solicitando parecer para iniciar o processo de credenciamento do referido serviço, na época eu ia fazer uma cirurgia de vesícula, como sou cardiopata (tenho marca-passo), era possível que eu precisasse de UTI, então fui ao hospital para acertar tudo e saber quem era a equipe que estaria de plantão no dia de minha cirurgia.

Para minha surpresa a profissional que me recebeu deu a informação que no dia que iria acontecer minha cirurgia não teria médico cardiologista de plantão na UTI, eu fiquei realmente muito surpresa, porque coincidentemente era a semana da reunião do CMS que tinha na pauta o referido credenciamento. Inclusive obtive informações que era frequente a ausência de médico cardiologista no plantão da UTI.

Mediante esse episódio, conversei com os conselheiros para não aprovar naquele dia e adiar o parecer em virtude dessa irregularidade que, por sinal, era da maior gravidade. Durante a reunião do CMS, houve um debate muito acirrado porque o representante do serviço não queria aceitar a verdade dos fatos, mesmo o CMS deliberando parecer desfavorável ao credenciamento naquelas condições, PASMEM !

Logo no mês seguinte houve uma reunião da CIB - Comissão Integestora Bipartite na URSAP de Mossoró, e nós do CMS de Mossoró fomos tod@s participar da reunião, infelizmente o então Secretário de Estado da Saúde - na época - não permitiu que nenhum conselheiro de Mossoró fizesse uso da palavra, mesmo com muita persistência nossa. O fato é que o Projeto da APAMIM foi APROVADO por unanimidade na CIB.

Quando o serviço foi credenciado além da falta de médico cardiologista na UTI, existia outras irregularidades que logo, pouco tempo depois, houve uma auditoria municipal que comprovou com base nas portarias e cheklist. Dessa vez os auditores de Mossoró solicitaram do CMS uma posição e parecer sobre as irregularidades encontradas, dessa vez o conselho retomou os fatos que foram colocados antes do credenciamento e que não caberia, agora, tentar resolver por aqui, e sim através da instância que, mesmo sabendo dos problemas, autorizou que o serviço fosse credenciado.

Então começou uma verdadeira maratona para reverter esse credenciamento. Em setembro de 2009 o DENASUS - Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde - SUS, instalou-se uma AUDITORIA na instituição credenciada. A conclusão desta auditoria foi que o serviço não tinha condições de continuar habilitado na alta Complexidade Cardiovascular, por apresentar uma série de irregularidades contrariando as Portarias 210/2004 e 123/2005 pertinentes a especialidade cardiologia de alta complexidade.

Mesmo diante dessa Auditoria Nacional o serviço continuou credenciado e funcionando. Deus sabe lá quantas VIDAS foram ceifadas por causa das irregularidades tão comentadas. Novamente em fevereiro de 2010 o DENASUS voltou ao serviço e analisou novamente, concluiu o que já havia recomendado anteriormente confirmou que não tem condições de continuar habilitado na Alta Complexidade Cardiovascular e Vascular, por apresentar uma série de irregularidades contrariando as portarias citadas aqui anteriormente.

Recentemente, agora no final de junho/2010, a justiça, para ser mais precisa o Juiz da 8ª Vara Federal Dr. Newton Fladstone Barbosa de Moura, determinou que o Estado e à União credenciasse, no prazo de 30 dias, algum serviço que esteja apto a substituir o da APAMIM, e que também abrisse processo licitatório para substituição imediata do serviço que ora está sendo descredenciado do SUS.

Na cidade de Mossoró tem outro serviço que é o Hospital Wilson Rosado, com todas as condições para ser habilitada na Alta Complexidade em Cardiologia. Então eu fico me perguntando, porque será que a vida das pessoas são deixadas em um plano inferior?, aos interesses das pessoas que detém o poder de se manter prestando um serviço que está mais que provado não ter condições de salvar vidas? Pelo contrário, repito, quantas vidas foram-se e que poderia ter sido salva?

É lamentável que essa problemática continue, Só quem sai perdendo é a população que necessita da prestação do serviço de saúde, quantos dias, meses ou anos serão necessário para as autoridades competentes dá um ponto final a essa história real? Que poderia ter tido outro desfecho que não fosse a população ficar sem esse tipo de assistência.

Conclamo e faço um apelo às pessoas, as autoridades competentes, aos gestores, aos trabalhadores, aos usuários do SUS, às entidades, aos jornalistas, à imprensa, que possam se pronunciar para reivindicar a solução imediata para esse episódio que dura tanto tempo... .

Na reunião do CES/RN - Conselho Estadual de Saúde, neste dia 07/07/2010, quarta-feira, foi discutido e deliberado que uma Comissão deste pleno, venha a Mossoró o mais urgente que puder ser, para também se somar aos bravos lutadores do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró e outr@s que, também tenho certeza, aguardam com muita ansiedade a solução para o caso.

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Gov. Dix-sept Rosado/RN está oferecendo 132 (cento e trinta e duas) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 23 de julho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.314,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL – O MPS – Ministério Público da Previdência Social está oferecendo 16 (dezesseis) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 22/07 a 15 de agosto/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.130,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 198 - Semana: 29ª – Faltam: 167 dias;

 = "Companheiro, gostaria que incluísse o companheiro Hélio Benigno no roll de suas mensagens, pois, o mesmo é de grande valia na nossa base. Valeu pela mensagem "Curve-se Diante da Natureza", edição 349, e agradeço por tê-la dedicado aos telefônicos, nossa categoria. Parabéns pela posse da nova direção do SINAI. Uma composição que esta categoria deu mais um voto de confiança para os companheiros reempossados e os novos que se juntaram a esta. Nós telefônicos estamos ao dispor desta categoria. VALEU COMPANHEIRO!!!!. Djalma José.". – Obrigado amigo Djalma, a presença, sua, e dos companheiros abrilhantaram nossa festa. Forte abraço e desejo de saúde e paz;

 = "Ok Hermes, estou recebendo e adorando o DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Radimak Freire". – Que bom amigo, aproveito para parabenizá-lo, também toda a categoria do IDIARN, pela conquista do PCCR;

 = Há 76 anos (16/07/1934) era promulgada a terceira constituição do Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 211/2009 (de 30/04), relatamos sobre os seguintes temas: UERN – Reajuste de 17% para Servidores; Ladrão Devolve Roubo após Pagamento de Resgate; Mais um Blog; A Missa do Trabalhador; De SINAI e Campanha Salarial; Amantes da Cantoria; Bronca do Leitor (49) – Prof. Alessandro Nóbrega; FIQUE SABENDO: Dia do Ferroviário: 30 de Abril;

 - Abandono Total, sujeira, descaso completo com a Rodoviária de Mossoró. Faz até "nojo" sentar nas cadeiras, pegar no corrimão, escorar em qualquer lugar... Imagine aí a impressão de quem chega ou passa pela cidade. Arre lá. FONTE: Coluna Karenine Fernandes, www.gazetadooeste.com.br, em 15/07/2010;

 - SP, MG, RS e PR empregam 2/3 das vagas no semestre. Rondônia e Goiás tem o maior crescimento do emprego formal. FONTE: Globo.com, em 15/07/2010;

 - Hoje é Dia da Proteção às Florestas. Amanhã (18) será Dia Nacional do Trovador.

DEDICO esta edição aos protetores das florestas e trovadores.

"Quem canta...

"Sonhei que eu era um dia um trovador / Dos velhos tempos que não voltam mais / Cantava assim a toda hora / As mais lindas modinhas / De meu rio de outrora...". ("O Trovador". Composição:Jair Amorin e Evaldo Gouveia, canta: Altemar Dutra).

...os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário