quarta-feira, 7 de julho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 348 (Anexo: Susurros de Deus).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 348 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 07 julho de 2010 (atualizado às 06h).

"Causo democrático".

"Mané Beradoeiro diz que tem gente que é igual a papel de barracão, só dorme com peso em cima". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

Final da tarde de ontem, tomei conhecimento de que o MEIOS – Movimentos de Integração Social ainda não pagou os proventos de seus trabalhadores do mês de junho. A última vez que me reportei a esse tema foi em abril do ano passado, mas, a prática se repete quase que todos os meses. Hoje o espírito do colunismo social baixou, registro "os anivers" dos amigos Francisco Martins - Escritor (06/07) e Marcos Almeida – do Sêbado (08/07). Sábado que vem tem muita gente querendo trocar o "S" de Sêbado pelo "B", é o que comenta a confraria do Cultura dos Monxorós. Boa leitura.

CONTRIBUIÇÃO DE INATIVOS - A Comissão Especial da Contribuição de Inativos se reúne nesta quarta-feira (07) para discutir e votar o parecer à Proposta de Emenda à Constituião 555/06, que extingue a cobrança previdenciária de servidores públicos inativos. A Comissão Especial da Contribuição de Inativos se reúne nesta quarta-feira (7) para discutir e votar o parecer à Proposta de Emenda à Constituição 555/06, que extingue a cobrança previdenciária de servidores públicos inativos.A Comissão Especial da Contribuição de Inativos se reúne nesta quarta-feira (7) para discutir e votar o parecer à Proposta de Emenda à Constituição 555/06, que extingue a cobrança previdenciária de servidores públicos inativos.Aaa    Comissão 

O PROGRAMA REVISTA DA RURAL que estrearia no último domingo sob a apresentação da Jornalista Leoniza Oliveira, sofreu uma revista de calendário e há todas as possibilidades de estréia para setembro vindouro. A Leoniza encontrou dois obstáculos que a impediram iniciar o programa, o primeiro encontra-se assumindo a programa Bem Viver todas as manhãs, em razão das férias da titular Valéria Bulcão; segundo motivo férias da Leoniza em agosto. "Esses motivos me afastaram do horário do domingo, todas as possibilidades estão para começar em setembro, quando minha vida radiofônica voltar à normalidade", afirmou Leoniza Oliveira.

MOSSORRÓ CIDADE JUNINA É AVALIADO - O amigo Herbert Mota disponibiliza em seu sítio (www.doherbert.blobspot.com) enquete feita, por ele, onde 5 itens foram questionados. Ei-los: 1) Sobre o evento – 25% responderam excelente, 35% bom, e 40% acharam regular; 2) Redução dos dias - 45% concordaram e 17% não; 3) Segurança - 37% excelente e 27% disseram que poderia ser melhor: 4) Atrações – 7% bem escolhida e 65% disseram que poderia ser melhor, 5) Sobre shows alternativos – 22% acham positivo e 37% disseram que descaracteriza o evento. "Pelos números da enquete, o evento "Mossoró Cidade Junina" foi coroado de pleno sucesso. No entanto, observa-se que a Administração poderia rever algumas modificações levadas a efeito na edição deste ano, em sede de avaliação, preferencialmente, ouvindo artistas e colaboradores, aperfeiçoá-lo para edições futuras" assinala Herbert Mota.

FIQUE SABENDO... "Suspeitas recomendam proteger o MACHADÃO". (Fontes: Coluna Roberto Guedes – Jornal de Fato, em 1º/07/2010).

Cinco episódios recentes recomendam que o natalense faça figa em relação à destruição do estádio municipal João Machado, o "Machadão", como pré-requisito para que Natal receba jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2.014. O torcedor, porque corre o risco de ver derrubarem sua principal praça de esportes sem cuidarem efetivamente de substituí-la, e o cidadão para que não se mostre omisso caso apenas dilapidem o patrimônio público de Natal. Vamos por partes.

O primeiro episódio é o da exclusão do estádio do Morumbi, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, como sede dos jogos previstos para São Paulo, inclusive a abertura do certame. Decretada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sob o pretexto de que o clube não lhe apresentou uma proposta de reforma e ampliação da praça de esportes à altura das exigências impostas pela Copa, a rejeição está sendo questionada em São Paulo.

Desportistas e cidadãos desconfiam de que o presidente da CBF, empresário Ricardo Teixeira, manobrou no sentido de substituir a praça existente por uma a ser erguida pela Prefeitura paulistana, no bairro de Pirituba, com todo um entorno de grandes investimentos imobiliários e turísticos, tudo por conta do contribuinte.

A diretoria do São Paulo garante que fez e refez os projetos relacionados à Copa para atender as exigências da Federação Internacional de Futebol Association (FIFA), em nome de quem age Teixeira. Discriminada a proposta original, orçada em 250 milhões de reais, o clube chegou até uma no valor de 650 milhões. A CBF colocou na ordem do dia, com muito atraso em relação ao calendário que havia anunciado havia muito tempo, um projeto que absorve seis bilhões de reais. Para a imprensa paulista não comprometida com os interesses de Teixeira, a ganância trucidou o projeto mais realista.

A segunda ocorrência tem curso em Fortaleza (CE), onde algo parecido a verdadeira quadrilha qualificou um consórcio sem habilitação para ganhar a concorrência para a construção do estádio que acolherá os jogos da Copa previstos para a cidade. O que mais se fala em Fortaleza, a respeito, é num tal de "Gato", um engenheiro bem situado na hierarquia governamental e conhecido pela emissão de pareceres que "ajeitam" resultados de licitações e dispensas de concorrência para construtoras com as quais tem ligações. Está em jogo um empreendimento estimado em 452 milhões de reais.

A exemplo de Natal, trata-se de destruir uma praça de esportes recente, que vem dos anos setenta, mesma época do "Machadão". Diferentemente do natalense, o arrumadinho alencarino não evitou a realização de licitação. Esta, porém, corre o risco de ser vencida por empresas que fraudaram todo tipo de documentos para se habilitar, porque não preenchiam os requisitos técnicos exigidos pela grandiosidade da obra. Felizmente, para a preservação da res pública no Ceará, forças vivas da sociedade local entraram em campo, aplicando lentes de aumento sobre o processo licitatório.

O terceiro episódio é internacional. Trata-se da exposição de currículos morais dos líderes mundiais e nacionais do futebol que os desqualifica completamente quanto a determinarem a órgãos governamentais, do Estado do Rio Grande do Norte ou da prefeitura de Natal, sobre como proceder em relação à proteção do seu patrimônio.

É o conteúdo do livro "Foul! The Secret World of Fifa: Bribes. Vote-rigging and Ticket Scandals", que em livre tradução seria lido no Brasil como "Falta! O Mundo Secreto da Fifa: Subornos, Compra de Votos e Escândalos com Ingressos", escrito pelo repórter investigador Andrew Jennings, um dos melhores jornalistas em atuação na Inglaterra. É um verdadeiro libelo sobre muita corrupção praticada no âmbito da Fifa.

Mostrando como os controladores da entidade aumentaram suas fortunas através de jogadas ilegais, o livro desnuda Ricardo Teixeira por sua atuação no Brasil e junto à presidência da Fifa, mormente quando esta era exercida por seu sogro, o suíço-brasileiro João Havelange, e deixa no chão o atual presidente, Joseph Blatter. "Quando se analisa a definição acadêmica do crime organizado, há sempre um líder forte, o compromisso de usar sistemas ilícitos e criminais para produzir dinheiro e uma forte proteção", diz Jennings. Havelange foi o líder forte que descaracterizou a Fifa idealizada por "Sir" Stanley Rous. O líder formal da quadrilha, hoje, é Blatter, a quem o periodista menciona como "o melhor aluno do antecessor".

A quarta e a quinta situações têm Natal como cenário. Uma delas é a dispensa de licitação que o governo do Estado adotou para contratar dois escritórios para elaborarem o projeto arquitetônico do estádio que a propaganda oficial alardeia como sucessor do "Machadão". Ela repassa quase trinta milhões de reais a empresas desconhecidas em Natal. Este episódio dói preventivamente nas pessoas de bom senso que torcem pela vinda da Copa de 2.014 a Natal sem contudo aceitarem que a corrupção a patrocine.

Ele contém três defeitos que alertam. Primeiro: o governo do Estado teve todo o tempo do mundo para adotar um processo licitatório limpo.

Segundo: é frágil a tese do notório saber que presidiu a decisão. A Procuradoria Geral do Estado reconheceu que, para opinar favoravelmente à dispensa da licitação, orientou-se apenas por um parecer emitido por um arquiteto encastelado na hierarquia da Secretaria Estadual de Turismo. A imponência do empreendimento recomendaria a mobilização de várias entidades, como o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Ordem dos Advogados (OAB), os cursos de arquitetura e os braços dos Ministérios Públicos Federal e Estadual ligados à Defesa do Patrimônio Público.

Em terceiro lugar, a contratação agora veio confirmar o blefe estatal, pois até então as autoridades garantiam que dispunham do projeto desde pelo menos o primeiro semestre do ano passado. Essa jogada encheu a bola do presidente do Crea, engenheiro Adalberto Pessoa, que vinha sustentando a tese da inexistência do projeto, ao argumentar, recorrentemente, que as autoridades exibiam um desenho bonito, feito em computador, como uma miragem para turvar a visão dos norte-rio-grandenses.

Os três defeitos desta situação sustentam muito bem a suspeita que Adalberto levantou ao dizer que, em lugar do notório saber, a dispensa de licitação contemplaria "notórios sabidos". O quinto episódio é o esforço que o ministério público estadual anuncia estes dias com o objetivo de investigar o fim imposto à creche Kátia Fagundes Garcia, demolida cenograficamente para mostrar a inspetores da Fifa que Natal estava construindo o estádio para 2.014.

A promotoria deveria ter atuado preventivamente, a fim de evitar a demolição. Agora, age como o brasileiro da piada, que só fecha a porta depois que o ladrão se vai. Esse pode ser exatamente o papel que a grande maioria dos natalenses desempenha em relação à destruição do seu estádio.

**********REGISTROS**********

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 188 - Semana: 27ª – Faltam: 177 dias;

 = "A Rede TV é uma tv aberta... Parabólica não é tv fechada.... . Além disso, existe gosto para tudo, uns assistem isso, outros aquilo e assim segue a vida. Não existe um padrão de programa a ser assistido e nem podemos exigir isso de ninguém, a não ser em países que existem apenas um canal de tv e ai as pessoas são obrigadas a assistirem a determinado canal, muitas vezes uma tv estatal que reproduz discursos e ideologias que passam a ser verdades absolutas. Cada um assiste ao que quer e cada um tem a liberdade e com certeza a inteligência para a critica e o entendimento daquilo que quer assisti, ouvi, ler e assim por diante. Eu mesma nunca ouvi falar em Carlos Cunha, o programa a que você se refere e isso não faz de mim alguém alienada e sem informação, apenas posso ter outros gostos e preferências, algo bastante saudável em ambientes democráticos e de pluralidade cultural. Viva a diversidade cultural e a liberdade de expressão e de inexpressão de alguns... . Abraços. Ana Lucas". – Companheira de lutas Ana, gosto muito quando você dá o ar da graça, seja para sugerir, apoiar e até se contrapor. A nobre colega está se reportando ao que comentei na edição 446, concordo contigo em tudo. Não exijo que alguém assista TV X ou Y, afirmo que só não entendo o investimento em antenas a Cabo, Sky, Embratel, Parabólica etc e etc, para assistir os canais que as antenas comuns oferecem. Lembrei-me da estória de 3 antiesquerdistas: o motorista, o cabeceiro e dono da caminhão. Empilharam a carga só de um lado da carroceria, lado direito claro; na primeira curva esquerdista o caminhão direitista tombou. O DC prestou um bom serviço ao informar o programa do Carlos Cunha Show que muitos não conheciam. O saudoso Raul Seixas gravou a música "Se o Rádio não toca" que diz: Se o rádio não toca / a música que você quer ouvir / Não procure dançar ao som daquela antiga valsa, Não! Não! Não! / É muito simples / É só mudar a estação / É só girar o botão. E viva o Raul, viva a sociedade alternativa, viva ao controle remoto. Volte sempre companheira, saúde e paz;

 = Há 76 anos (06/07/1934) era criado o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 208/2009 (de 23/04), relatamos sobre os seguintes temas: Crise, Momento Bom para Negociar Dívidas; Cursos: Confraria da Paixão; Bronca do Leitor (46) – Arnóbio Xavier. FIQUE SABENDO: Dia Mundial do Escoteiro: 23 de Abril;

 - Polícia Federal identifica 45 suspeitos de fraudar concursos da Anac e Abin. Outras provas também foram alvo do bando. FONTE: Globo.com, 05/07/2010;

 - Dunga é aplaudido ao desembarcar em Porto Alegre. FONTE: Globo.com, 04/07/2010;

 - Hoje é Dia do Voluntário Social. Amanhã (08) será Dia do Padeiro e Dia Nacional da Pesquisa.

DEDICO esta edição aos padeiros e pesquisadores/ras.

"Quem canta...

"Lembro que era noite escura / Saí com loucura / A tua procura / Lembro já faz tempo / Talvez muito tempo / Talvez desde que nasci / Te procurei / Nas ruas frias do meu nada / Nas vazias madrugadas...". ("Valeu a Pena". Composição: Eduardo Lages e Expedido Faggione, canta: Antônio Marcos e Vanusa).

...os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário