sábado, 19 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 343 (Anexo: Terapia do Elogio).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 343 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 19 de junho de 2010 (atualizado às 06h).

"Causo democrático".

"Mané Beradeiro conta: Borba estava visitando Janduís e soube que antes, o nome era São Bento do Bufete devido as brigas diárias. Querendo fazer piada perguntou: - Que hora começa a briga? Um sujeito que não gostou sapecou uma tapa no pé da orelha de Borba. Não perdendo o humor falou: Vige!, como começa cedo!!! E saiu em disparada. (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

Ontem tive a satisfação de encontrar alguns amigos entre eles: Walter Silva, Mazinho Viana e Regina Casaforte – músicos dos bons, Mário Ilo – soldado de guerra e o jovem Adv. Zé Maria, ambos a serviço no INCRA. Já na TRT, outro Advogado, o Paulo de Medeiros Fernandes que recentemente aposentou-se na condição de mestre da FAD – Faculdade de Direito da nossa querida UERN. Por falar em mestre, peço licença ao leitor/a para registrar um trecho do cordel do poeta e professor José Augusto Araújo da Silva, concluinte de Direito/UERN, feito em homenagem ao Paulo Fernandes. "Sou daqui de Mossoró / Sou casado com Ester / Pai de Pedro, Isabelle / E Aldo meu bom chofer / Do Direito da Justiça / Que se mostra sem preguiça / Acredite se quiser!". Boa leitura.

APOSENTADORIAS RECUPERADAS - Comissão da Câmara de Deputados aprova projeto que recompõe benefícios do INSS em números de salários mínimos. Aposentados do INSS obtiveram 17/06, a segunda vitória consecutiva para recompor seus benefícios. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou projeto (PLP 4.434/08) que restaura as aposentadorias o mesmo valor em número de salários mínimos da época da concessão.

A proposta foi aprovada um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar o reajuste de 7,72% para segurados que ganham acima do piso nacional. Pelo projeto, que ainda vai à votação em Plenário, a retomada do valor original será feita em cinco anos. A iniciativa vai beneficiar 13 milhões de aposentados em todo o País. Fonte: www.endividado.com.br/.

MÃE QUER BATIZAR FILHA EM HOMENAGEM À BOLA da Copa do Mundo 2010. O cartório de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, se recusou a registrar uma criança com o nome de "Jabulani", nome da bola oficial da Copa do Mundo. Ana Maria dos Santos, de 28 anos, procurou o cartório junto com a bebê na sexta-feira (11), e, na hora do registro, o tabelião se recusou a fazer a certidão do nascimento. "Tenho o direito de dar à minha filha o nome que eu quiser, isso é um absurdo", disse Ana Maria, que acabou deixando a menina sem nome até que encontre um cartório que aceite a escolha da família. O pai, Alexandre Santos da Silva, disse que resolveu batizar a filha assim porque ela é gordinha, "como uma bola". "Todo mundo já chama ela de Jabulaninha", disse ele.

NO FUTURO - Os donos de cartórios temem uma explosão do nome Jabulani, principalmente agora que o quadro "Bola Murcha e Bola Cheia", do Fantástico, passará a se chamar "Jabulani Cheia e Jabulani Murcha" até o fim da Copa. "Não pode colocar um nome desse, porque os pais findam se arrependendo. Essa moda passa e depois quem sofre é a criança", disse o funcionário do cartório, Pacheco Gomes, que foi batizado com esse nome em homenagem ao personagem Pacheco, da Copa de 1982. Fonte. Dra. Irany Germano, por e-mail pessoa, www.germanoelucena.com/.

EMIR SADER, EM MOSSORÓ, PARTICIPA DE SEMINÁRIO E LANÇARÁ LIVROAcadêmicos do Curso de Direito da UFERSA e o Grupo de Estudos em Direito Crítico , Marxismo e América Latina (GEDC), com o apoio do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, promovem o seminário "O Brasil que Queremos", com a participação do sociólogo Emir Sader. O evento ocorrerá segunda-feira, 21, a partir das 18:30h, no auditório da Pró-reitoria de extensão da UFERSA. Na oportunidade também será lançado o livro: Brasil: entre o passado e o futuro.

O livro "Brasil: entre o passado e o futuro" busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de alguns intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar idéias sobre o processo em curso no país, entre eles: Marco Aurélio Garcia, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso e o próprio Emir Sade.

BRONCA DO LEITOR (162)BATALHA DO AMARGEDOM – PREPARE-SE - A elite global tem um plano para criar uma ditadura fascista a nível mundial, esse sistema se chamará Nova Ordem mundial. Eles dominam toda a economia, governos, mídias, locais onde há poder de persuadir as multidões (igrejas, universidades, etc.). Eles pretendem criar uma moeda eletrônica única, um governo único, etc. Eles são a verdadeira Matrix, estão em toda parte. Dizem que eles fazem parte de uma organização secreta, tipo maçonaria e que teriam deixado pistas de suas intenções desde 1777 na moeda de um dólar, onde escreveram Nova Ordem Secunlorum ou N O Mundial. Os homens de bem do mundo precisam se unir contra esses malfeitores, que não têm ética, são escravos da ganância e do dinheiro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro, já dizia Jesus Cristo.    Juntemo-nos nessa batalha e denunciemos esses fascistas contemporâneos antes que seja tarde demais. Vantiê Clínio.

NOTA DO EDITOR: Esta bronca me foi enviada do pelo Vantiê, mas, não sei se é autoria do mesmo. De qualquer forma esta é a bronca do dia.

FIQUE SABENDO... "19 de Julho – Dia Nacional do Futebol". Por Jussara de Barros – Graduada em Pedagogia, Equipe Brasil Escola.. FONTE: www.brasilescola.com/.

"No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol".

A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.

Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.

A origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.

Dentre as modalidades futebolísticas temos o futebol de campo, o futebol de quadra (também conhecido como futsal ou de salão) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar é o futebol de botão, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.

As competições de futebol acontecem no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Alguns campeonatos ainda são subdivididos em série A e B, primeira e segunda divisão.

Os campeonatos estaduais são disputados por times das cidades que compõem cada estado, podendo ter mais de um time por cidade. Essas disputas são muito acirradas e muitas vezes as mais violentas, pois as torcidas se encontram nas ruas.

Os campeonatos nacionais são disputados por times que representam os estados, de onde saem os campeões do país. Nessas competições temos o Brasileirão e a Copa do Brasil.

As disputas internacionais acontecem a cada ano, como a Libertadores da América, sul-americano, Mundial do Japão, liga dos Campeões, além dos campeonatos italiano, espanhol e vários outros. O campeonato mais importante mundialmente é a Copa do Mundo, realizada de quatro em quatro anos. Com ela, acontece também a Copa das Confederações, a fim de aquecer os times que participarão da copa do mundo.

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN está oferecendo 211 (duzentas e onze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 28/06 a 01 de agosto/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

CE – A URCA – Universidade Regional do Cariri, Ceará, está oferecendo 60 (sessenta) VAGAS para PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 09 de julho/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 9.191,35. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

  = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 170 - Semana: 25ª – Faltam: 195 dias;

  = "Companheiro e Amigo HERMES OLIVEIRA, bom dia e boa semana para você e familiares. Excelente e contagiante a mensagem do DC nº 341, com o Anexo: Um Sorriso Pode Mudar Tudo. Vou repassá-la adiante, pois as coisas positivas das nossas vidas, como o ato de sorrir, devem ser compartilhadas com @s noss@s Amig@s. Abraços, LUIZ CARLOS MARTINS". – Claro que sim amigo e companheiro Luiz, repasse as mensagens e as edições publicadas. Recomende-os visita ao sitio www.democratizandacomunicacao.blogspot.com;

  = "Graannddee Heerrmmeess, lhe respondendo conforme solicitou. Resta-me uma dúvida: se o endereço pelo qual estou lhe respondendo vai ser desativado ou vai ficar com os dois: hermesoliveira2010@gmail.com e, também, hermesoliveira6@gmail.com? Romildo Pompeu - IPERN". – Esse é o Romildo, outro companheiro que me acompanhou, quase que diariamente passava em casa e hospital, na minha luta contra CA durante os 18 meses na capital do estado. Chefe Pompeu, com o aumento de endereços eletrônicos na nossa Mala Direta, tive que criar mais dois endereços para distribuição, mas, gostaria de ficar recebendo mensagens dos leitores/ras pelo velho hermesoliveira1@hotmail.com. Saúde e paz companheiro de guerra, lembrança à Rejane e crianças;

  = Há 10 anos (20/06/2000) foram criados o Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CONDICA e o Conselho Tutelar de Mossoró/RN, pela Lei 1426/2000.

**********PANO RÁPIDO**********

  - Memória: Na edição no 203/2009 (de 11/04), relatamos sobre os seguintes temas: OIT Celebrará seu 90º Aniversário; Cinemateca Mazzaropi; Bronca do Ouvinte; Democratizando o Cinema; FIQUE SABENDO: Aniversário da OIT – Organização Internaciona do Trabalho: 11/04/1919;

  - Morre escritor português José Saramago, de 87 anos, Nobel de Literatura/98 por Ensaio Sobre a Cegueira. FONTE: Globo.com, em 18/06/2010;

  - Algodão: Brasil suspenda retaliações aos EUA até fim de 2012, quando americanos devem aprovar a nova lei agrícola. FONTE: Globo.com, 17/06/2010;

  - Hoje é Dia do Migrante e Dia Nacional do Futebol. Amanhã (20) será Dia do Revendedor.

"Quem canta...

"Seria muito bom / Seria muito legal / Se cantor ou compositor / Pudesse ser ator ou jogador de futebol... – bola com Vinícius de Moraes, que passou para Toquinho, que passou para Jorge Ben, passou para Luiz Gonzaga e é goooooooool -  estamos sonhando torcida brasileira!!!". (Assobiar e Chupar Cana. Composição: Benito Di Paula - Canta: B. Di Paula).

...os males espanta".

DEDICO esta edição aos/as migrantes, jogadores de futebol e revendedores.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com, www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e www.franciscomartinsescritor.blogspot.com.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador na Regional no Médio Oeste do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Um comentário:

  1. Amigo Hermes, obrigado pela divulgação e o espaço concedido ao Mané Beradeiro. Sou imensamente grato e gratidão não se guarda para amanhã. Com relação a JABULANI é demais! Parece-me com as duas irmãs Mijardênia e Merdanésia. Abraços

    ResponderExcluir