sábado, 12 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 341 (Anexo: Um Sorriso Pode Mudar Tudo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 341 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 12 de junho de 2010 (atualizado às 06h).

Estimados(as) Amigos(as):

Indignado, foi o meu clima de trabalho na manhã de ontem (11). Ao chegar à sede do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, por volta das 8h, me deparo com uma caixa d'água de uma residência vizinha sagrando e pelo visto passara a noite esbanjando águas pelo chão. Pasmem, saí às 12h30min e o cenário era o mesmo, muitas águas continuavam esbanjando pelo chão. Pensei em ligar para a CAERN mas, a rotina dos afazeres desviou-me do pensamento e já era tarde e hora do almoço, minha mãe me chama... . Boa leitura.

MUNÍCIPE AGOA VÊ AS CONTAS DAS PREFEITURAS - Desde a semana passada, o "site" do Tribunal de Contas potiguar está permitindo aos cidadãos desta unidade federativa terem acesso às prestações de contas de todos os municípios norte-rio-grandenses. A iniciativa atendeu a sugestão que o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) apresentou em maio último à presidente da corte, conselheira Adélia Sales, levando em consideração que as informações vinham sendo coletadas através do Sistema Integrado de Auditoria Informatizada (SIAI). FONTE: Coluna Roberto Guedes, www.defato.com, em 10/06/2010.

XII SEMANA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGASO Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte – CONEN/RN; cumprindo o princípio da responsabilidade compartilhada adotada pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), levando em consideração as tradicionais comemorações juninas que acontecem em toda Região Nordeste e a competição do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul, iniciada a partir do dia 10 de junho; realizará aqui no estado, as comemorações da XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, cujo tema é: "Juventude na Prevenção do Uso de Drogas" entre os dias 14 a 22 de junho de 2010. Informação complementar pelo sítio: www.sesed.rn.gov.br.

BRONCA DO LEITOR (Esclarecimento/Adão Galdino)Hermes, Boa Tarde. Segue minhas considerações a respeito da nota assinada pela "Diretoria do Sinai". Espero contribuir com os leitores estes esclarecimentos de forma ética e com profissionalismo.

Gostaria de esclarecer, repito, que realmente existiu um processo, no ano de 2005, que tramitou inicialmente na Sétima Vara do Trabalho com o número 010558/2005, julgado improcedente e arquivado. A parte recorreu e novamente foi julgado improcedente e arquivado ainda no ano de 2005.

Dessa forma, esclareço que problemas de cunho pessoal não interferiram nem contribuiu em nada para a minha renúncia ao cargo de dirigente sindical.

Aproveito para esclarecer os reais motivos que me levaram a renúncia:

1 – Incompatibilidade com a postura que vinha sendo adotada, com um discurso completamente diferente das ações praticadas.

2 – Na minha visão, como representante de uma categoria, sindicato abrange a todos os associados e, não apenas, a um grupo de amigos. Isso a meu ver é fazer prevalecer um grupo em detrimento a toda uma classe trabalhadora.

Natal/RN, 11 de junho de 2010.

Adão Galdino da Silva.

FIQUE SABENDO... "Controle Social – Viva o SUS". Por Luzia Bessa – Enfermeira e Presidente do CES-RN – Conselho Estadual de Saúde. FONTE: e-mail pessoal em 03/06/2010.

Acredito certamente, que esta tão sonhada Ouvidoria Estadual do SUS no RN,

poderá sair da gaveta, como tod@s nós sonhamos e lutamos, ainda este ano.

É muito bom encontrar pessoas no nosso caminho que nos fazem tão bem e aos outros também/ao coletivo, falo de pessoas como Miranice, Fátima Lima, Canindé Santos, Drª Iara, Drª Elaine, Alzirene Nunes, Abigail, etc, etc, e etc. Principalmente quando sentimos que são grandes colaboradores das questões coletivas, falo do SUS/controle social.

Desde que me tornei conselheira do Conselho Estadual de Saúde tenho percebido o tamanho do desafio cada dia que passa, parece até que é uma bola de neve que cresce..., cresce... e cresce. Nessa bola existem muitas coisas boas/ótimas e outras que poderiam ser subtraídas dessa bola e desse caminho.

Mas isso não quer dizer que o CES-RN – Conselho Estadual de Saúde não esteja fazendo o que a este compete, com certeza deve melhorar e muito, afinal o controle social no SUS institucionalizado ainda é novo. Acredito que o CES-RN está cada dia atuando mais e melhor, apesar de todas as dificuldades de todas as ordens que se possa imaginar, são muitas tarefas para poucos desenvolverem, sem contar que nenhum conselheiro é dispensado de suas inúmeras atividades que desempenha na vida pessoal, profissional, familiar e outras - dentre estas o desafio de fazer a opção de participar do controle social. A estas pessoas todo reconhecimento e valor, vale a pena lembrar que é um trabalho honorífico.

Atualmente, o CES-RN, está com várias Comissões a todo vapor, caminhando a passos mais largos, mais até do que às pernas te permitem. Por exemplo, a Comissão de Visita aos Hospitais têm visitado várias instituições de saúde semanalmente, em Natal e no interior do Estado, com várias questões sendo encaminhadas, outras até sendo resolvidas.

Outra Comissão que está apresentando com muito compromisso é a Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde, ela tem visitado toda semana os CMSs – Conselhos Municipais de Saúde e tem programação para ajudar aos 167 Conselhos Municipais de Saúde a se organizarem, tanto legalmente como politicamente.

O CES-RN está realizando um Projeto inédito no país, são Oficinas em todas as Regiões de Saúde com todos os Presidentes e Secretários Executivos dos Conselhos Municipais de Saúde desse estado. A Comissão de Transportes do CES-RN foi retomada a pouco tempo, e já temos resultados positivos dessa comissão. Temos também a Comissão do Regimento Interno, que por questões importantes o CES-RN precisa avançar regimentalmente.

O CES-RN fez vários debates importantes: debate sobre OSs, Atenção Básica no Estado, Crise nos Hospitais, etc. Estamos nos organizando para realizar um Seminário sobre Atenção Básica fruto desse debates. Outras Comissões também tem feito e poderá fazer muito mais.

Temos uma Mesa Diretora e uma Secretaria Executiva que consegue fazer com muita competência o seu papel, às vezes nas mãos de poucos, mas é assim mesmo, os pouquinhos vão se desdobrando e fazendo acontecer o que é possível, as vezes até o que parecia impossível, alguém vai lá e faz e com muita dedicação faz o SUS acontecer.

Existe a CIST - Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, com trabalhos importantes sendo desenvolvidos, é claro que existem dificuldades, mas que são superados e os avanços vão acontecendo mesmo a passos lentos, nosso reconhecimento pela sua importância para os trabalhadores e o SUS.

Sobre a Ouvidoria Estadual do SUS, este plano já deu vários passos, é bem verdade que esses passos ficaram invisíveis, mas que estamos nos mobilizando, articulamos com deputados, com a Casa Civil, com o Dr George e outros e outros. Mas até agora estamos sem resultados, por enquanto.

Acredito, certamente, que esta tão sonhada Ouvidoria Estadual do SUS no RN poderá sair da gaveta, como tod@s nós sonhamos e lutamos, ainda este ano, precisamos nos dá as mãos para somarmos os esforços e ver o resultado.

Temos recebido alunos, toda semana, para ver o Controle Social/CES-RN, vários professores de várias universidades tem participado junto com grupos de alunos nas reuniões, continuamos agradecendo a estes valorosos educadores que estão fazendo a diferença, nossos parabéns!

Recentemente tivemos uma Agenda Política aprovada para o ano 2010, esse ano fizemos oficinas de planejamento e capacitação para novos conselheiros. Nossas reuniões são abertas, o calendário foi divulgado em vários espaços, inclusive nesse, continuamos aguardando pessoas que possam e tenham tempo para colaborar com o CES-RN.

Tudo isso deixa uma semente plantada, no futuro próximo ou longe, teremos frutos bons que com certeza será lembrado. Essa semente que o Controle Social/CES-RN plantou, a muitas mãos valiosas, do SUS, em todos os espaços onde há pessoas que acreditam e fazem o SUS melhorar cada vez mais.

Infelizmente não temos jornal, rádio e TV para divulgar nossas valorosas atividades, até um site que o CES-RN tem, ninguém sabe ninguém viu a senha deste. Desde 2007 não são atualizadas suas noticias, então não é fácil. É um trabalho feito do mais alto nível e valor social, mas que fica nos bastidores e poucos tomam conhecimento, o que é uma pena.

CONQUISTE SEU EMPREGOPE, A Prefeitura Municipal de Maraial/PE está oferecendo 220 (duzentas e vinte) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 28/06 a 30 de julho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB – A Prefeitura Municipal de Patos/PB está oferecendo 150 (cento e cinquenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 15/06 a 16 de julho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.500,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

  = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 163 - Semana: 23ª – Faltam: 202 dias;

  = "Hermes, originário do seu novo endereço chegou às nossas mãos o seu boletim de notícias. Emery Costa.". – Caro jornalista Emery Jussier Costa fazendo buscas e nossos arquivos, consta que voz mi cê nos acompanha desde o dia 06/08/1998. LÁ SE VÃO 22 meses. Obrigado amigo, saúde e paz a você e familiares;

  = "Alô!!! É o Hermes?Sim!!! Amigo, estou lendo sua coluna de Mato Grosso, gostei muito e estou interessado no concurso da UERN. Meu nome é Magno. Será que haverá prorrogação de inscrições?". – Registro este trecho de conversa via celular, vez que estava em Natal, em 03/06, feriado de Corpus Cristh e fiquei muito feliz pela ligação. A conversa como um relâmpago porque estava em trânsito, mas, me prontifiquei em ajudá-lo no dia seguinte no que fosse possível. O Magno não me retornou a ligação, sinal que algo ficou esclarecido em nossa conversa. Obrigado caro Magno, e continue nos prestigiando.

  = Há 155 anos (11/06/1855) marcou o início das obras da estrada de ferro Central do Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

  - Memória: Na edição no 201/2009 (de 07/04), relatamos sobre os seguintes temas: Homens é a Maioria Entre os Demitidos; Aposentado X Empréstimo Consignado; Blog Z; Bronca do Leitor (42) – João Paulo Medeiros; FIQUE SABENDO: O Que é Câncer de Pênis, Incidência e Fatores de Risco;

  - PIB cresce 2,7% entre o 4º trimestre de 2009 e 1º de 2010, diz IBGE. Em relação a um ano a alta foi de 9%. FONTE: Globo.com, em 08/06/2010;

  - Inflação em maio é a menor do ano. IPCA recuou de 0,57%, em abril, para 0,43% no mês passado, diz IBGE. FONTE: Globo.com, 09/06/2010;

  - Hoje é Dia do Correio Aéreo e Dia dos Namorados. Amanhã (13) será Dia do Turista.

"Quem canta...

"Pombo correio voa depressa / E essa carta leva para o meu amor / Leva no bico que eu aqui fico esperando / Pela reposta que é pra saber / Se ela ainda gosta de mim...". (Pombo Correio. Composição: Moraes Moreira - Canta: M. Moreira).

...os males espanta".

DEDICO esta edição aos/as profissionais dos correios, namorados/as e turistas.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário