domingo, 9 de maio de 2010

Democratizando a Comunicaão nº 330 (Anexo/a: Compromisso).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 330 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, domingo, 09 de maio de 2010 (atualizado às 08h).


Estimados(as) Amigos(as):


Retomo a edição deste informativo após ferrenha batalha a cata de votos para Eleições Gerais no SINAI – Sindicatos dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do RN. A Chapa "Fortalecer para Continuar a Luta" lançou candidaturas para a Direção Estadual, Coordenações Regionais em Mossoró, Caicó (chapa única) e Pau dos Ferros (chapa única). Saímos vencedores na chapa estadual, com o companheiro Santino Arruda sendo reeleito à presidência e em Mossoró ganhamos numa disputa mais acirrada cujos números (oficiais) só poderemos divulgar após homologação pela Comissão Eleitoral Central de Natal. Agradecemos aos amigos/as que depositaram sua confiança para continuarmos a luta sindical, sempre defendendo os interesses da categoria e zelando o seu patrimônio (base e infraestrutura) construído ao longo desses anos. A mensagem COMPROMISSO, anexa a esta edição, dedicamos aos leitores/ras e aos que fazem o SINAI (dirigentes e base), boa leitura.


ESTÁS INSATISFEITO COM SEU NOME? – A LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973, que dispõe sobre os registros públicos, diz que o "interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa". FONTE: Dr. Francisco Valadares Filho, Advogado.


CEF REALIZA FEIRÃO DA CASA PRÓPRIASão oferecidos mais de 450 mil imóveis na sexta edição do Feirão da Casa Própria, considerado o maior evento do setor, que acontece entre 7 de maio e 11 de junho. O feirão ocorrerá em 13 cidades brasileiras. O destaque é o programa Minha Casa, Minha Vida, que vai apresentar 200 mil imóveis para famílias com renda superior a três salários mínimos.


A Caixa Econômica Federal vai oferecer as unidades, que poderão ser novas, usadas ou na planta, e que podem ser até 100% financiadas. As linhas de financiamento para a casa própria atendem a todas as faixas de renda familiar, possuem prazo de pagamento de até 30 anos e prestações decrescentes. FONTE: CEF, na base de dados do site: http//ivanaldoxavier.blogspot.com/.


ICOP EMPOSSA NOVOS MEMBROS – Recebi convite do amigo Aldaci de França, professor e poeta, para solenidade de posse dele e dos outros amigos Crispiniano Neto e Milton Marques; como membros do Instituto Cultural do Oeste Potiguar. O evento ocorreu na noite de sexta-feira (07) no Teatro Dix huit Rosado. O evento marcou, também, o lançamento da Revista Oeste criado pelo instituto. Ainda atarefado com as Eleições Gerais do SINAI não pude comparecer, registro, também, que o Fábio Duarte completou o trio recém empossado. Sucessos amigos!


FIQUE SABENDO... "08 de maio – Dia Internacional da Cruz Vermelha".  (Fonte: www.ibfe.gov.br).


"Estimular a noção de solidariedade para o bem entre

as nações é combater a guerra." - Henri Dunant.


A Cruz Vermelha é uma entidade internacional, com sede em vários países do globo, cuja missão é levar assistência a quem necessite, nas mais diversas condições: feridos, prisioneiros, refugiados, enfermos.


Na guerra ou na paz, a Cruz Vermelha tem como primeiro objetivo promover o bem-estar; por isto, suas atividades podem se estender ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais.


Na esfera social, trabalha com minorias (idosos, deficientes físicos e mentais, por exemplo), doentes crônicos, dependendo da realidade de cada país em cada época.


O importante é que a Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ou organização. Seu interesse maior é a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade.


Sua data é comemorada no dia do nascimento de Henri Dunant, que primeiro concebeu a idéia da Cruz Vermelha e acompanhou sua criação. Dunant ganhou o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, e morreu em 1910. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também recebeu um Prêmio Nobel da Paz em 1917 - o único durante a Primeira Guerra Mundial - e outro em 1944, pelo desempenho na Segunda Guerra. Quando do centenário da Fundação da Cruz Vermelha, em 1963, mais dois prêmios Nobel da Paz: um foi para o Comitê Internacional e outro para a Liga das Sociedades.


COMO SURGIU A CRUZ VERMELHA - A idéia da Cruz Vermelha nasceu em 1859, mais de cinqüenta anos antes de sua efetiva criação e reconhecimento internacional.


Tudo começou quando Henri Dunant, um jovem suíço, se comoveu com o sofrimento no campo de batalha de Solferino, no Norte da Itália, onde os socorros militares não eram suficientes. A forte impressão causada pela dor das pessoas inspirou Henri Dunant a escrever um livro: "Recordações de Solferino", em que descrevia dramáticas cenas da guerra. A partir dali, Dunant já percebia a necessidade de uma entidade que pudesse ajudar pessoas naquele tipo de situação.


A diferença é que, no livro, ele não se limitou a relatar as desgraças da guerra. Mais do que isto, ele sugeria a criação de grupos nacionais de ajuda e apontava a necessidade de se pensar "um princípio internacional, convencional e sagrado", que inspiraria posteriormente a Convenção de Genebra.


Em 1863, também sob influência do livro, seis pessoas se reuniram - entre elas, Henri Dunant - para tomarem providências práticas em relação à situação exposta. Com a presença de representantes de 16 nações, o resultado foi a criação da Cruz Vermelha, a partir de quatro resoluções.


A primeira delas dizia respeito à criação de comitês de socorro, de âmbito nacional, para prover ajuda ao serviço de saúde dos exércitos. Em tempos de paz, seria responsável também pela formação de enfermeiras voluntárias. Também ficou decretada a neutralização de uma equipe de ambulâncias, hospitais militares e pessoal de saúde, a fim de fornecer ajuda sem distinção. Por fim, resolveu-se adotar a cruz vermelha como símbolo, aplicada sobre um fundo branco.


Um ano depois acontecia a primeira Convenção de Genebra, com proposições semelhantes, reunindo assinaturas de 55 países. Era o início da história do direito humanitário.


Nesta época, a Cruz Vermelha era dirigida por cidadãos suíços apenas. As Sociedades Nacionais eram compostas por membros diretamente treinados em primeiros socorros e emergência. Foi após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que cada Sociedade Nacional formou seu próprio grupo. Unidas, formaram a Liga das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha, hoje conhecida como Federação das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.


A preocupação com os direitos humanos levou à atitude contra a guerra e pela paz, principalmente depois da Primeira Guerra Mundial.


Em 1946, este objetivo foi reiterado durante uma Conferência Internacional da Cruz Vermelha, em que se colocou que "... a tarefa essencial da Liga e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha consiste em um esforço cotidiano para manter a paz e em uma aglutinação de todas as forças e de todos os meios para impedir futuras guerras mundiais". É bom lembrar que isto foi dito em plena Segunda Guerra Mundial.


Dois anos depois, a Conferência Internacional já reunia 46 nações. O marco desta reunião foi a Declaração sobre a Paz. A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 1908, com sede no Rio de Janeiro, e tornou-se reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1912.


CONQUISTE SEU EMPREGO – RN, A Prefeitura Municipal de Cruzeta está oferecendo 94 (noventa e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de maio/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.623,17. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A Fundação Jorge Duprat de Figueiredo - FUNDACENTRO está oferecendo 62 (sessenta e duas) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 12 de maio/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.419,07. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


·           Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 129 - Semana: 19ª – Faltam: 236 dias;


·           "Meu querido e fraterno amigo Hermes: Um forte abraço! Muito obrigado pela divulgação (edição 328) da minha pregação inspirada em Josué de Castro em prol da nossa juventude! Seu amigo que muito lhe estima! Romero Cardoso". – Eu é que agradeço gentil professor, seus textos serão sempre bem vindos. Saúde e paz amigo;


·           "Muito obrigado pelo registro (edição 329) e palavras verdadeiras. Nosso boa tarde amigo. Lisboa Batista". – Sempre as ordens nobre professor, como você diz... "agradecer não ficou pra todo mundo não!" e você não é todo mundo não viu!!!!?;

·           "Amigo Hermes, parabéns pela merecida vitória! Brilhante mandato!!!! Bjs, Conceição Bezerra". – Grande amiga Conceição, se voto quase que faz falta, faça isso não ta? Precisamos dele nos próximos pleitos. Ah!, ontem descobri que você é amiga dos nosso amigos Corrinha e Chico Cunha. Estamos bem acompanhados companheira;


·           "Parabéns, pela reeleição à Coordenação do SINAI Mossoró, confiando na sua boa equipe de administração, bom trabalho. Jadismar Costa". – Obrigado Jadismar, essa disputa eleitoral nos fez refletir que algo tem que ser feito junto à categoria sobre o tema "tem que mudar" ou "sindicato não faz nada". Se ela quer mudança, primeiro vamos discutir a mudança ao longo de um mandato com a participação dessa categoria, jamais no calor de uma votação como se fossem dois times e duas torcidas. Sindicato é coisa séria e com certeza, seriedade é o que não vai faltar com os novos diretores e diretores novos que chegam com desejo de Fortalecer para Continuar a Luta;


·           Há 237 (09/05/1773 ocorreu o 1º sepultamento na Capela de Santa Luzia.


**********PANO RÁPIDO**********


Ø  Memória: Na edição no 190/2009 (de 12/03), relatamos sobre os seguintes temas: Empresa Pode Acessar E-mail Corporativo; TJRN Assume Compromissos com Estagiários; Manter Casa de Prostituição é Crime; Democratizando o Cinema; Bronca do Leitor (34) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: A Lenda do Poço Feio;


Ø  Maioria dos ministros do STF – Supremo Tribunal Federal vota pela manutenção da Lei da Anistia. FONTE: Globo.com, 29/04/2010;


Ø  MEC abre inscrições, pela web, para Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Parcelas serão fixas. FONTE: Globo.com, 03/05/2010;


Ø  Hoje é Dia das Mães. Amanhã (10) da Cozinheira e Dia do Guia de Turismo.


"Quem canta...

"Andei por todos os jardins, Procurando uma flor pra te ofertar, / Em lugar algum eu encontrei, A flor perfeita pra te dar / Ninguém sabia onde estava / Esta flor, mimosa perfeição, / Ela se chama flor mamãe / E só nasce no jardim do coração..." . ("Flor Mamãe". Composição: Agnaldo Timóteo, canta: A. Timóteo).

...os males espanta".


DEDICO esta edição às mães, cozinheiras e guias de turismo.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



QUER NAVERGAR COM MAIS SEGURANÇA? VEJA AS DICAS DO INTERNET EXPLORER 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário