quinta-feira, 29 de abril de 2010

Democratizando a Comunicação nº 328 (REENVIADO POR CORREÇÃO).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 328 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 29 de abril de 2010 (atualizado às 09h).

 

Estimados(as) Amigos(as):

 

Convite para o lançamento do Livro "As origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres", de Ana Isabel Álvares González, chega a minhas mãos uma hora antes do evento. Com os compromissos de campanha eleitoral no SINAI não foi possível prestigiar, mas, vale o registro. O evento acontece agora pela manhã no SECOM – Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró e Região. Boa leitura.

 

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE, POR SI SÓ, CARACTERIZA CRIME - O artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro, estabelece que o crime acontece a partir do momento em o motorista conduz o veículo "com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência". A embriaguez ao volante é punida independente do perigo concreto pela sua comprovada potencialidade lesiva, entende o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron.

No começo deste mês, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por maioria, trancou Ação Penal contra motorista flagrado em uma blitz. "Admitir-se que o simples fato de conduzir veículo com concentração de álcool proibida no sangue representa perigo concreto, ou seja, caracteriza uma presunção absoluta de condução anormal do veículo, é atentar contra o princípio constitucional da ofensividade", entendeu o desembargador Gilmar Augusto Teixeira, relator do caso na 8ª Câmara. FONTE: www.conjur.com.br/.

 

GREVES NA UERN GARANTIRAM ACORDOS - No dia 01 de abril/10, os salários dos servidores da UERN foram reajustados em 19,2%, em cumprimento à lei estadual nº 9.014. A lei de 30 de outubro de 2007 estabelecia um aumento parcelado em quatro vezes: 5% para outubro de 2007; 12% para abril de 2008; 17% para abril de 2009; e 19,2% em abril de 2010. A lei foi reivindicada pelos professores, representados pela a ADUERN, na greve de 2007, que durou 64 dias. Além do reajuste salarial, os docentes ainda solicitavam uma política de Dedicação Exclusiva (DE), reforma no Estatuto da instituição, entre outros. "Pressionamos o pagamento do acordo, bem como participamos das reuniões para a elaboração dos critérios de concessão de DE e ainda realizamos o nosso VI Congresso para elaborar uma proposta para a reforma do Estatuto da UERN", explica Geraldo Carneiro, ex-presidente da gestão 2007/2009.

 

NOTA DO EDITOR: Vale salientar que os reajustes concedidos contemplaram os corpos docentes e técnicos administrativos, ativos e da reserva remunerada (aposentados) das categorias.

 

IVANILDO VILA NOVA NÃO VIRÁ MAIS à Mossoró como noticiamos na edição 326. Já disse neste espaço que o/a nobre leitor/a é notícia e noticiador. Então na série "repórter por uma edição", o Dr. Cléber Mesquita dá o ar de sua graça com o seguinte e-mail: "Caro Hermes fiquei sabendo, hoje (28/04), que Ivanildo Vila Nova não virá mais, infelizmente, pois Clóvis já tinha feito um investimento em torno do seu nome, inclusive com senhas. A cantoria acontecerá com outros grandes cantadores. Informação a ser confirmada. Um forte abraço, CLÉBER".

 

SERVIDORES DA EMATER REALIZAM ASSEMBLÉIAFicou marcado para amanhã, 30, a Assembléia Geral com os servidores da EMATER. A assembléia acontecerá às 10 horas, na ASSEMA – Associação dos Servidores da Emater em Macaíba/N. Na pauta, estão a Campanha Salarial de 2010 e o Plano de Carreira dos servidores, este último, entregue à direção da EMATER desde o dia 17 de março. FONTE: www.sinairn.com.br/.

 

BRONCA DO LEITOR (157)Olá amigo Hermes. Vimos recentemente nos noticiários internacionais, um cidadão Norte-americano que ganhou na loteria um prêmio de 258 milhões de Dólares, 455 milhões de reais. No Brasil quando se ganha algo em torno de 20,30,50 milhões na mega-sena por exemplo o(a) sujeito(a) que aparecer poderá ser seu fim, temos quase certeza que essa pessoa será vítima de sequestradores. O Brasil hoje, é um dos países mais violento do mundo, já matou mais do que a guerra do Iraque, comparando-se a uma guerra civil. Uma outra questão é a Saúde. Uma cirurgia de cálculos renal (pedra nos rins) por exemplo, os médicos de Mossoró cobram de: 2.500 á 3.500 reais, o SUS paga 100 reais isso é lamentável, costumamos ouvir por aí que esse sistema (SUS) é um dos melhores do mundo, Será? Não querendo entrar em detalhes, a Educação pública no Brasil também, é uma das piores do mundo. O IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) do nosso País está na 75ª colocação abaixo até de países como: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Cuba, Venezuela etc., e o nosso Presidente falastrão, viajado (Lula) diz que o país vai bem. Será? Desculpe se magoei alguém essa não é minha intenção. Obrigado. Iram de Oliveira.

 

FIQUE SABENDO... "A Importância de Josué de Castro para a formação de novas consciências". Por José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo, Prof. Adjunto do Departamento de Geografia da UERN. É Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. (Fonte: e-mail pessoal, em 27/04/2010).

 

Certas "louvações" a homens da estirpe de Virgulino Ferreira da Silva, pernambucano como

Josué de Castro, mas que não possuiu nenhum requisito necessário para ser exemplo.

 

Indubitavelmente a juventude de hoje reflete preocupante inversão de valores, quando não raro constatamos a ausência desses, pois as preocupações mais enfáticas são norteadas pela pregação que a mídia efetiva cotidianamente, cujo fomento é para determinado padrão a ser seguido, de acordo com os interesses, geralmente capitaneados pelas exigências do capital, presentes em telenovelas, veículos de comunicação diversos e outros recursos que ditam modas e regras de conduta.

 

Josué de Castro se destacou pelo esforço e pela perseverança. Formado em medicina, primeiro cursou na Bahia, indo concluir no Rio de Janeiro, aos vinte e um anos de idade. Com vinte e nove anos formou-se em filosofia. O único romance que escreveu, intitulado "Homens e Caranguejos", publicado em 1968, quando do exílio na França, revela a influência filosófica do autor, pois destaca personagem que parece ter sido inspirado no "Mito da Caverna", contido na obra de Platão.

 

Superar a pobreza, as privações e as provações, acreditando que a educação e a cultura são importantes fatores que propiciam a ascensão humana, tornou Josué de Castro respeitado em sua época, pois seu exemplo de vida, suas idéias impecavelmente defendidas em livros, relatos, discursos, etc., ganharam o mundo, traduzidos em mais de vinte e cinco idiomas.

 

Quando da aplicação do projeto de extensão que coordenamos, intitulado "Discutindo a importância e a atualidade do pensamento de Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró/RN" pressentimos de imediato que a mensagem positiva que corrobora os objetivos da proposta extensionista do Departamento de Geografia do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem aceitação plena perante o público-alvo assistido.

 

O exemplo de Josué de Castro deve ser seguido pela juventude, pois só com ênfase à educação e á cultura conseguir-se-á driblar as aviltantes formas assumidas pelas injustiças sociais que assolam imemorialmente a sociedade brasileira.

 

Fazer com que o público-alvo se identifique com Josué de Castro é uma das metas prioritárias que embasam o trabalho desenvolvido em unidades educacionais públicas mossoroenses, razão pela qual pretendemos expandir ao máximo o desenvolvimento do projeto.

 

A juventude necessita de uma referência positiva, pois constatamos que personagens que deixaram marcas desagradáveis possuem mais respaldo do que homens como Josué de Castro. Caso referente a esta premissa encontramos em certas "louvações" a homens da estirpe de Virgulino Ferreira da Silva, pernambucano como Josué de Castro, mas que não possuiu nenhum requisito necessário para ser exemplo, não obstante verdadeira campanha que alguns desavisados realizam no sentido de inverter a real dimensão do mito, pois comprometido de corpo e alma com o banditismo rural, deixou seqüelas desagradabilíssimas na sociedade de sua época, matando, roubando, extorquindo, estuprando e fazendo todo tipo de maldades que não precisam de nenhuma apologia para referendar exemplo para a juventude dos dias de hoje.

 

Os jovens de hoje precisam se pautar na honradez de um homem como Josué de Castro, tendo em vista que a vida desse grande brasileiro, cidadão do mundo, foi e sempre será modelo de conduta, sendo necessário que se espelhem no exemplo afirmado sobre o amor ao próximo e o respeito às condições e dignidade humana.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO – RN. A SESAP – Secretaria de Estado da Saúde Pública está oferecendo 2.450 (duas mil, quatrocentas e cinquenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04 de maio/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.200,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

NACIONAL – O CFF – Conselho Federal de Farmácia está oferecendo 224 (duzentas e vinte e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 31 de maio/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.243,82. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

·           Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 119 - Semana: 17ª – Faltam: 246 dias;

 

·           "Caro Amigo Hermes. Agradeço, DE CORAÇÃO, suas generosas palavras (em e-mail enviado dia 06/04/2010). A quem foram dirigidas não merece tanto. Gostei, em especial, do "antenado". É isso mesmo. Neste mundo tecnológico - vamos assim dizer - quem não estiver atento para os acontecimentos, a tendência é descer na ribanceira. E para acompanhar um trabalho como o que você desenvolve no seu Instrumento de Comunicação, requer atalaia, para não se perder no tempo. Forte Abraço, Grande Hermes. Avante, Companheiro! DINIZ. – É com sentimentos, como este, que em plena campanha eleitoral no SINAI, arranjo espaço e força para mais uma edição do DC – Coluna de Notícias. Obrigado Amigo Diniz Santos;

 

·           "Boa Noite, Sr. Hermes, gostaria de receber as notícias do seu blog por e-mail. Agradeço com antecedência. Patrícia Pires". – Com todo prazer Patrícia, este espaço não é meu e sim do leitor e disponha dele. Você é mais uma flor no meu jardim de leitores;

 

·           Há 140 anos (29/04/1870) nascia João Osório Duque Estrada, autor do Hino Nacional Brasileiro.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

Ø        Memória: Na edição no 188/2009 (de 08/03), relatamos sobre os seguintes temas: Hoje é Assim e Amanhã?; Airton Cilon Convida; Democratizando o Cinema; Democratizando o Cinema II; Bronca do Leitor (32) – Prof. João Batista; FIQUE SABENDO: Efeitos da Lei Maria da Penha;

 

Ø        Banco Central decide elevar taxa de juros em 0,75 ponto, para 9,5% ao ano. É a 1ª alta em 19 meses. FONTE: Globo.com, 28/04/2010;

 

Ø        ASFUC – A Associação dos Funcionários da Cohab/RN, que realizará eleições para escolha de novos dirigentes no dia de amanhã (30), tem duas chapas na disputa, Chapa 1 (Ronaldo Cruz – Presidente) e Chapa 2 (José Gesy – Presidente). Boa sorte companheiros;

 

Ø        Hoje é Dia Internacional da Dança e Dia das Associações Cristãs Femininas. Amanhã (30) é Dia do Ferroviário.

 

"Quem canta...

Sentindo o frio, em minha alma / Te convidei prá dançar / A tua voz me acalmava / São dois prá lá, dois prá cá... . ("Dois Pra Lá, Dois Pra Cá". Composição: João Bosco e Aldir Blanc, canta: Elis Regina).

...os males espanta".

 

DEDICO esta edição aos/as dançarinos/nas e aos ferroviários.

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário