quarta-feira, 14 de abril de 2010

Democratizando a Comunicação nº 324 (Anexo: Três Coisas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 324 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 15 de abril de 2010 (atualizado às 00h).

 

Estimados(as) Amigos(as):

 

É do conhecimento dos leitores que sou sindicalista, atuando como secretário do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do RN, precisamente na Coordenação Regional do Médio Oeste com sede em Mossoró. Estou neste momento tornando público nosso nome encabeçando a chapa da situação juntamente com os/as companheiros/ras Ana Lucas (Secretaria), Matuzael Aires (Suplente de Coordenação) e Ivanilda Xavier (Suplente de Secretaria). Nas edições seguintes estarei trazendo algumas informações sobre o pleito sucessório no SINAI que, também renovará mandatos para a Direção Estadual e Coordenação do Seridó (com sede em Caicó); e pela primeira elegerá diretores à Coordenação Regional do Médio Oeste, vez que naquela região uma nova sede será instalada logo após a posse dos eleitos. Boa leitura.

 

CORREIOS PODERÁ DATAR ENTREGA DAS CONTAS de luz, água e outras cobranças. Todas as correspondências de cobrança, inclusive as de serviços de água, luz e telefone, deverão conter a data em que foram postadas e a data em que os correios fizeram sua entrega na residência do consumidor. Isso é o que determina projeto (PLC 176/09) que foi examinado nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.

 

Hoje, os correios já colocam a data em que a correspondência é postada, mas só as cartas registradas recebem data de entrega, na hora em que o consumidor assina o recibo. O autor do projeto, deputado Celso Russomanno (PP-SP), argumenta que a ausência da data de entrega produz situações absurdas, como a entrega de contas até mesmo depois do seu vencimento. Isso exige do consumidor o pagamento de multa, mesmo que ele não seja o responsável pelo atraso. O relator da proposta na CCT é o senador Gerson Camata (PMDB-ES), para quem a exigência garantirá equilíbrio das relações de consumo, um dos pilares da defesa do consumidor. FONTE: Agência Câmara, na base de dados do site: http://ivanaldoxavier.blogspoto.com/.

 

OUVIDORIA DE POLÍCIA DO RNHoje apresentamos uma notícia de utilidade pública ao nobre leitor e leitora, trata-se da Ouvidoria de Polícia do RN, maiores informações no Shopping do Cidadão, Av. Rio Branco 778, Centro – CEP. 59.025-002, Natal-RN. Disque Denuncia: 0800 281 1595 – 3232-1594/3232-1596.

 

VALE TRANSPORTE: MUNICÍPIO NÃO PODE LEGISLAR SOBRE MATÉRIA de competência da União. Ao anunciar que "a Prefeitura de Mossoró pagará vale-transporte em dinheiro", a prefeita Fafá Rosado, anunciou, também, que o município vai extrapolar os limites de sua competência para legislar e, no caso, modificar a forma de concessão de tal benefício.

 

Embora a Lei estabeleça que o fornecimento do Vale Transporte não tem natureza salarial e nem constitui remuneração para base de cálculo de INSS, FGTS ou IRF, consoante os termos do art. 5º do Decreto 95.247/1987, é vedado ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, salvo se houver falta ou insuficiência de estoque de vale-transporte, necessário ao atendimento da demanda e ao funcionamento do sistema. FONTE: www.doherbert.blogspot.com/.

 

BRONCA DO LEITOR (153) – Hermes fico sempre muito feliz quando registras sobre a sua saúde de forma positiva. Assim será sempre, porque a sua fé e a sua fortaleza não permitirá que seja de outra forma! Este email é também para pedir-lhe, se possível, esclareça a que fato ou acontecimento esta nota dos moradores da favela do RJ se refere (edição 323). Pergunto isso porque compreendo que toda nota de esclarecimento tem uma vocação anterior e pelo que observei nos informativos 321 e 322 nada consta, tampouco esta edição mostra quais foram as palavras proferidas pelos governantes citados e em que circunstâncias elas ocorreram para que tenha motivado a tal nota de esclarecimento. Aproveito para registrar a minha indignação frente ao uso abusivo que a mídia brasileira tem feito dos infortúnios dessa gente. Na briga pela audiência todas as cenas são disputadas a foice, nesse sentido, seria também muito oportuno que os movimentos sociais que assinam a nota fizessem uma de repúdio contra a grande mídia brasileira pelos usos indevidos dos sentimentos alheios. Um bjo pra vc compadre e amigo eterno. Ana Aires.

 

NOTA DO EDITOR: Quanto ao que me toca esclarecer, é que a nota trás um desabafo dos moradores de Niterói/RJ, pois, não me foi enviado nada para que eu publicasse anteriormente. Seu apelo certamente chegará àquelas entidades (movimentos_sociais_rj@yahoo.com.com) que assinaram a citada nota e esperamos maiores esclarecimentos para nós, aqui mais distantes. Cabendo-nos a solidariedade as comunidades afetadas pelos deslizamentos.

 

FIQUE SABENDO... "15 de abril: Dia da Conservação do Solo". (Fontes: www;ibge.gov.br).

O solo, também chamado de terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos, ele atua como suporte à água e ao ar e sobre ele construímos as nossas moradias.

 

O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até que viram um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral.

 

Logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais (como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem) passam a ajudar no desenvolvimento do solo.

 

Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta. Além disso, os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo.

 

A COMPOSIÇÃO DO SOLO

 

O solo é composto de quatro partes: ar; água; matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas); parte mineral (que veio da alteração das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as pessoas escorregarem).

 

Os quatro componentes do solo se encontram misturados uns aos outros. A matéria orgânica está misturada com a parte mineral e com a água.

 

Dentro do solo existem pequenos furinhos, que chamamos de poros do solo, onde ficam guardados a água e o ar que as raízes das plantas e os outros organismos necessitam para beber e respirar. Como numa esponja que usamos para tomar banho, existe água e ar dentro do solo.

 

COMO O SOLO É ESTUDO E ORGANIZADO

 

O solo é estudado nas pesquisas dividindo a parte mineral em três frações principais, de acordo com o seu tamanho: areia (a parte mais grosseira); silte (uma parte um pouco mais fina, ou seja o limo que faz escorregar) e argila (uma parte muito pequena que para ser visualizada necessita de microscópios muito possantes, ou seja, a mesma que gruda no sapato). Assim como o nosso corpo, o solo também tem uma organização. Como num bolo de aniversário que tem várias camadas, o solo também tem as suas camadas que são chamadas de horizontes do solo.

 

CONQUISTE SEU EMPREGORN – O MP – Ministério Público do RN está oferecendo 38 (trinta e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26 de abril/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.613,60. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

NACIONAL – O MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está oferecendo 200 (duzentas) VAGAS para ANALISTA DE INFRAESTRUTURA, inscrições até o dia 20 de abril/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 9.980,25. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

·           Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 105 - Semana: 15ª – Faltam: 260 dias;

 

·           "Estimado Companheiro e Valoroso Militante da comunicação. Acabo de receber a edição. Te agradeço pelo o importante trabalho, e espero que vc esteja bem de saude. Abraço. Manoel Junior. Coordenador da Pastoral Operária do Ceará". – Muitíssimo obrigado Manoel Júnior, você é mais um amigo virtual que eleva meu espírito na vontade de viver mais e por muito tempo, Deus escuta nossa prece;

 

·           "Querido Hermes, sinto-me honrada e feliz em receber seu jornal! Pela excelente qualidade em informar, envio pra meus contatos noutros estados! Parabéns! Deus continue te dando saúde, paz e sabedoria! Agora, se possível, nos mantenha informados da agenda do projeto seis e meia!!!! Com carinho, Ceição Barbosa Bezerra (Fundac/Mossoró)". – Amiga Ceição, muito grato pelas palavras aqui escritas. Nossa visita ao seu local de trabalho me dá muita satisfação em conversar com você. Tou sabendo que quem se apresentam no Projeto Seis & Meia, dia 16/04, são Amanda Costa (de Areia Banca/RN) e Trio Irakitan (atração nacional) nascido no RN e reconhecido mundialmente;

 

·           Há 113 anos (15/04/1897) nascia em Mossoró o Luís Mota, Pe. (in memória + 1922), Vigário e Prefeito em 1922.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

Ø  Memória: Na edição no 184/2009 (de 19/02), relatamos sobre os seguintes temas: Banho em Cão; Campanha Óculos Usados; SINDENEL Convoca Eleições; SINAI (Mossoró) com Novo Endereço; O Prof. Marcus Tullius; Democratizando o Cinema; Democratizando a Cinema II; FIQUE SABENDO: A Sociedade ainda Ver o Álcool Fora do Contexto da Droga;

 

Ø  Cúpula nos EUA decide controlar uso de material nuclear para fins bélicos e quer evitar tráfico do produto. FONTE: Globo.com, 13/04/2010;

 

Ø  A ADUERN fechou contrato com o advogado e professor da UERN, Lindocastro Nogueira, com o objetivo de prestar serviços de Assessoria Jurídica para os sindicalizados. O advogado tem expediente no Sindicato todas às sextas-feiras, começou no ultimo dia 9, para atender os docentes. O horário de atendimento será alternado pela manhã e tarde. O serviço ainda será oferecido no escritório particular do professor, localizado na Rua Coronel Vicente Sabóia, 167, sala 01, Centro. Nesse caso, o atendimento deve ser agendado pelo telefone: 3316-0711.

 

Ø  Hoje é Dia da Conservação do Solo e Dia Mundial do Desenhista. Amanhã (16) é Dia Mundial da Voz.

 

"Quem canta...

 

Afagar a terra / Conhecer os desejos da terra / Cio da terra, a propícia estação / E fecundar o chão... . ("O Cio da Terra". Composição: Chico Buarque e Milton Nascimento. Canta: Milton Nascimento).

...os males espanta".

 

DEDICO esta edição aos/as desenhistas e tenores da música clássica do mundo inteiro.

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Transforme-se em personagens engraçados e coloque no Messenger. Clique e veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário