terça-feira, 6 de abril de 2010

Democratizando a Comunicação nº 321 (Anexo: Entrevista).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 321 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, terça-feira, 06 de abril de 2010 (atualizado às 06h).


Estimados(as) Amigos(as):


Na Semana Santa seguida de feriadão, foi muito proveitoso para algumas visitas com o Walter Silva divulgando o seu projeto "Arte x Cultura do Lixo". Na quarta-feira tive a boa oportunidade de reencontrar o Prof. Almir Nogueira na palestra do Walter na Escola Moreira Dias, melhor do encontro foi saber que o Pedrinho Nogueira, pai do Almir, está gozando de ótima saúde após um período complicado no ano passado. No sábado fui ao Sêbado reencontrar com o Marcos Medeiros, que não o via há mais de dez anos. Saí de lá com o desejo de voltar logo-logo. Por falar em Walter, hoje pela manhã ele fará duas palestras, às 8h e 10 horas. Na quinta-feira (08) mais duas, de 13h30 e às 15h30 todas na Escola Estadual Moreira Dias, na Rua Silva Jardim do Bairro Doze Anos. Boa leitura!


HÁ 240 MANEIRAS DE FINANCIAR UM IMÓVEL - Nunca foi tão fácil financiar um imóvel. São 240 produtos no mercado, divididos entre os 30 principais bancos do País, destinados a quem comprova renda facilmente ou não, quer prazo longo de até 30 anos ou não, deseja prestações fixas ou variáveis, pretende comprar apartamentos novos, usados ou em construção, entre outras opções. O difícil, agora, não é encontrar uma linha de crédito, mas sim a mais adequada para cada caso. "É mais fácil comprar uma casa que fazer a locação de uma. Para locar, o interessado precisa de fiador ou seguro-fiança. Para comprar, basta comprovar que pode pagar", diz o diretor da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Lúcio de Queiroz Delfino.


Análise financeira - Para escolher o melhor banco para cada proponente, a consultoria analisa o perfil financeiro do comprador e do imóvel desejado. Algumas vezes é preciso orientar o cliente a buscar uma residência de valor menor. "Os bancos são bastante conservadores na concessão de crédito, para minimizar seus riscos (como aqueles ocorridos nos EUA por ocasião da crise financeira), e o comprador precisa analisar a melhor opção com calma, já que os valores de financiamento costumam ser altos e os prazos longos", diz Powell. A recomendação é pesquisar a melhor condição em cada banco.


A aquisição de casa por meio de consórcio não é indicada por nenhum consultor por ser considerado um investimento ou um projeto de longo prazo. "É mais barato, mas para quem não tem nenhuma pressa", diz Roberta, da Sagace. FONTE: Diário do Comércio/SP, na base de dados do site: www;endividado.com.br/.


MOSSORÓ ESTÁ ENTRE AS MELHORES CIDADES do nordeste e uma das melhores do Brasil para se fazer carreira. A informação está na pesquisa anual divulgada pela revista Você S/A, da Editora Brasil. No ranking deste ano, Mossoró é a 95ª cidade brasileira para melhor se fazer carreira no Brasil, é a 11ª do Nordeste e a segunda do interior desta região brasileira.


De acordo com a revista, são pesquisados vários aspectos econômicos de cada cidade. Dentre eles: mercado de trabalho, opções de cursos de nível superior e atendimento à saúde. A pesquisa procura associar os aspectos pragmáticos das carreiras mais rentáveis financeiramente, à qualidade de vida. FONTE: www.sistemajma.blogspot.com/.


SINTAUERN ELEGE NOVOS CONSELHEIROS O SINTAUER – Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte esteve reunido, em 30/03, com os servidores da categoria para tratar da seguinte pauta: Eleição para Escolha de 2 Representantes junto ao CONSUNI – Conselho Universitário, O Processo da Estatuinte e Informações Gerais. Sobre a pauta principal foram eleitos os seguintes nomes pela ordem de votação: Ricardo Sérgio de Medeiros (36v), Almir Silva de Castro (31v), Ismael Fernandes de Melo (18v) e José Ivanaldo Xavier (15v). Sendo que os dois últimos foram indicados 1º e 2º suplentes, respectivamente.


BRONCA DO LEITOR (150)Caro Amigo Hermes. Gostei muito da opinião do nosso amigo Silvestre, inserida aqui em baixo na BRONCA DO LEITOR (edição 320). Na verdade é um desperdício de dinheiro alimentando um sonho de um dia habitar o planeta Marte. O brasileiro, com as exceções reservadas, já não se conforma com este calorão (ou calorzão?) dos últimos dias. Coisa nunca vista em Natal, por exemplo. 07 horas da manhã com os termômetros registrando 30 graus.


Mas mestre Silvestre - aproveitando esta comunicação indireta, com sua permissão Amigo Hermes - Também considero um absurdo o gasto de dinheiro e tempo para montar a carcaça de um dinossáuro ou outras espécies do gênero, sem nada a ver com as doenças até agora incuráveis. Vamos primeiro salvar a Humanidade dos males que lhe acorrem. Curiosidade fica para depois. Com todo o respeito aos caçadores de fósseis. Deixemos esses predadores exóticos para depois. Agora só está servindo para enriquecer a mídia e a indústria cinematográfica com seus jogos de efeitos mirabolantes, e o fito de enganar gente grande. Forte Abraço, Grande Hermes. DINIZ.


FIQUE SABENDO... "Em 31 de março de 1964". Por João Paulo – Pastoral Operária (Fonte: e-mail pessoal, em 01/04/2010).

Em 31 de março de 1964, depois do golpe que derrubou o presidente João Goulart e empossou o General Castello Branco, tinha início o período de ditadura militar brasileira. Marcado pela censura à imprensa, pelos direitos fundamentais suprimidos, prisões arbitrárias, torturas e mortes, os anos de chumbo se estenderiam por longos 21 anos.


Época das grandes passeatas, da efervescência do movimento estudantil e das guerrilhas. Tempos de Brasil "ame-o ou deixe-o" e de "ninguém segura esse país". Essa triste página do grande livro chamado Brasil escrita com ferro e sangue preenche o coração dos que viveram aquela época com um misto de tristeza e nostalgia, fazendo parte de um passado inglório que jamais deve ser esquecido.


Pelos tempos atuais, passadas décadas do golpe, saboreamos avanços e retrocessos em relação à feio passado. No campo democrático, talvez o maior avanço. Temos hoje, em que pese merecer várias ressalvas, um país livre. No campo dos direitos humanos, o maior retrocesso. É inadmissível em um país dito democrático as violações tais quais existem. O fato de haver democracia intensifica a culpa.


Dentre tantas violações que poderia citar me detenho aqui à tortura. Herança de tempos sombrios, afogamentos, espancamentos, asfixias, choques elétricos em órgãos genitais, interrupção da alimentação por dias, retirada a frio de unhas, golpes nas plantas dos pés, aplicação de vinagre sobre ferimentos e outros, são práticas ainda comuns em delegacias, cadeias e penitenciárias de todo o país. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas divulgado no final de 2007, a tortura no Brasil é comum e sistemática, atingindo principalmente os presos jovens e negros.


O relatório afirma ainda que raramente os policiais que abusam dos presos são considerados culpados. É peça de colecionador inquérito ou condenação de algum torturador. Não necessitaríamos desta manifestação da ONU, relatando a existência de tortura nas cadeias brasileiras para termos ciência disso, a experiência cotidiana nos permite chegar a essa conclusão, pois tudo começa ainda na rua, onde simples revistas policiais se transformam em suplícios humilhantes.


Chega ainda a espantar que a pena cominada ao crime de tortura, nos quase não conhecidos casos de condenação, seja a mesma do crime de furto qualificado. Ou seja, tanto faz arrombar um carro e furtar o CD player como introduzir fios eletrificados pela uretra de um homem, segundo a legislação brasileira os dois crimes terão a mesma pena, de dois e oito anos de prisão.


A existência permanente de sevícias é reflexo da impunidade dos torturadores do período ditatorial, bem como do silêncio e omissão popular nos dias atuais. Incorporando Pilatos lavamos nossas mãos enquanto centenas de pessoas são torturadas nas cadeias diariamente, o que nos faz cúmplices do horror. Em nenhum momento defendo a impunidade, luto outrossim pela justiça que tenho certeza não se faz pela tortura.


Deixo por fim um poema de Frei Tito de Alencar, símbolo de resistência e utopia que a tortura não conseguiu calar:

"Quando secar o rio da minha infância / secará toda dor. Quando os regatos límpidos de meu ser secarem / minh'alma perderá sua força. Buscarei, então, pastagens distantes / lá onde o ódio não tem teto para repousar. Ali erguerei uma tenda junto aos bosques. Todas as tardes, me deitarei na relva / e nos dias silenciosos farei minha oração. Meu eterno canto de amor: / expressão pura de minha mais profunda angústia. Nos dias primaveris, colherei flores / para meu jardim da saudade. Assim, exterminarei a lembrança de um passado sombrio".


CONQUISTE SEU EMPREGOPB – A Câmara Municipal de Maranguape/PB está oferecendo 35 (trinta e cinco) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de abril/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 2º graus. Salários até R$ 3.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A Defensoria Pública da União está oferecendo 311 (trezentas e onze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 06 a 25 de abril/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º.graus Salários até R$ 3.532,95. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. 06 (SEIS) VAGAS PARA O RN.


**********REGISTROS**********


·           Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 96 - Semana: 14ª – Faltam: 269 dias;


·           "Ok Hermes, aprovado. Um abraço. Lourenço". – Prezado Manoel Lourenço, feliz por está recebendo nossas edições. Sei que você é um dos observadores das coisas da nossa cidade. Manda bronca homem!!!;


·           "Meu amigo de fé meu irmão camarada. Todos nós ficamos alegres com sua saúde que melhorou e vai ser sempre melhor com a graça de DEUS. Outra coisa, estou orgulhoso de você, pelo que faz, pelo jornal, pelas atitudes de ajudar os trabalhadores, pô tu é dez. Muita diferença daquela época. mas com muita propriedade, parabéns pra tu. Sim outro dia eu tava vendo umas músicas pela internet e achei "Wolle Lotta Love" cantada pelo Metallica, ficou muito bom e toda vez que escuto lembro de você; bem quero tudo bom pra tu e família, abraços. Luiz Carlos Dambroski". – Grande irmão Luiz, muito obrigado pela atenção para com este soldado na trincheira por um mundo melhor. Sobre a minha saúde digo-lhe, também aos leitores, que no próximo domingo estarei à destino de Natal para no dia seguinte (12) fazer exames de acompanhamento periódico. Trata-se de um exame complicado, pois tem um preparo à base de monitol e uma dieta 24h antes. Tou tranqüilo e ta tudo bem, Deus continuará nos protegendo, oremos! Grato pelo endereço e estou organizando umas coisas pra te mandar. Abraços na Fátima, Cainho, Léo e D. Maria. Quanto ao velho Rock, no sábado fui assistir o 12º Rockstage, na antiga ACDP e uma das bandas arrasou com sons do Iron Maiden;


·           Há 82 anos (05/04/1928) registra-se pela primeira vez na América Latina o exercício do voto feminino, quando no RN quando quinze mulheres das vinte e duas mulheres inscritas exerceram o direito do voto. Entre elas, Celina Guimarães Viana que de Mossoró tornou-se a primeira mulher da América Latina habilitada a votar.


**********PANO RÁPIDO**********


Ø  Memória: Na edição no 181/2009 (de 13/02), relatamos sobre os seguintes temas: Gerente de Banco Receberá Indenização; Ato Público Contra Prefeito de Ceará Mirim; Informativo FAD; A Insegurança no Comércio Local; Comércio Assustado; Diga de Segurança – Bancos; FIQUE SABENDO: Tipos de Aposentadoria;


Ø  Vacinação de grávidas, doente crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos contra nova gripe é prorrogada até o dia 23 de abril. FONTE: Glob.com em01/04/2010;


Ø  Nos dias 07 e 08 de abril de 2010, acontecerá o SEMINÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO SUS, organizado pelo CES/RN - Conselho Estadual de Saúde e Coordenação Estadual de Saúde Alimentar e Nutricional, este seminário tem como objetivo avaliar a Política Nacional Alimentação e Nutrição - PNAN e propor diretrizes para a reformulação considerando os dez anos de implementação no âmbito do SUS.. FONTE: CES-RN, Conselho Estadual de Saúde do RN.


Ø  Amanhã (02) é Dia Rádiopatrulha, Dia do Corretor, Dia do Jornalista e Dia do Médico Legista.


"Quem canta...

Você veio sorrindo / Não sei bem de onde / Um jeito tão puro, de quem no futuro / Espera um sorriso de alguém ... ("Você é Linda". Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Canta: R. Carlos).

...os males espanta".


DEDICO esta edição aos/as corretores/ras, jornalistas e médicos legistas.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Veja todos os seus e-mails de diferentes contas com apenas um login. Veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário