quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Democratizando a Comunicação nº 306 (Anexo: Ernani).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 306 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / http:/democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 (atualizado às 18h).


Estimados(as) Amigos(as):


Esta edição ficou pronta desde início da tarde de ontem, a reunião ordinária do SINAI – Regional de Mossoró, o expediente na UERN para encerrar o dia da quarta-feira, hoje cedo viagem à Natal para Assembléia da Fundac às 10h, agora a noite já em Mossoró é que arrumei um tempinho para fazer esse fecho e enviá-los. Boa leitura.


BOLETO BANCÁRIO – BANCOS NÃO PODEM COBRAR TARIFA - A cobrança de tarifa pela emissão de boleto bancário ou ficha de compensação é abusiva e constitui vantagem exagerada dos bancos em detrimento dos consumidores. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso interposto pelo ABN Amro Real S/A e o Banco do Nordeste do Brasil S/A contra acórdão do Tribunal de Justiça do Maranhão.


Acompanhando o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Turma reiterou que, como os serviços prestados pelo banco são remunerados pela tarifa interbancária, a cobrança de tarifa dos consumidores pelo pagamento mediante boleto ou ficha de compensação constitui enriquecimento sem causa por parte das instituições financeira, pois há "dupla remuneração" pelo mesmo serviço, importando em vantagem exagerada dos bancos em detrimento dos consumidores, conforme dispõe os artigos 39, inciso V, e 51, parágrafo 1°, incisos I e III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). FONTE: TTJ, em 23/02/10, na base de dados do site: www.endividado.com.br/.


MÚSICO TEM ORKUT INVADIDOO amigo Walter Silva me envia o seguinte e-mail:

"Caros amigos e amigas, ontem (23/02) raquearam meu Orkut (jswaltrsilva@yahoo.com.br), página onde tinha inúmeras fotos do meu trabalho voluntario. Comentários de amigos(a), mas alguém, sem nome, sem escrúpulos, não sei como entrou no Orkut, além de deletar as fotos, mudou minhas configurações pessoais, buscando denegrir minha pessoa de todas formas! Assim qualquer comentário a respeito disso, só tem uma resposta! "O Orkut do professor Walter foi raqueado e alteradas suas informações", abraços a todos (a). Jose Walter". Paciência né meu irmão!!!


ESCLARECIMENTO SOBRE POWER POINTOutro amigo e companheiro de lutas, Neilton Fontes é entendido da informática e de muita fé em nosso Jesus Cristo, diz o seguinte:


"Olá companheiro Hermes, bom dia (para não dizer boa madrugada). Realmente fico surpreso como algumas pessoas se surpreendem com a data e hora variarem cada vez que abrem um power point destes!! (O power point "pega" a data e hora do sistema, atrase a data no relogio do sistema e verá...)


Neste momento não há visita alguma comigo além do Sr. Jesus que é Unipresente e que independe coisas terrenas (internet, power point...).

Eu gostaria muito de dizer isto ao JG2 e aos seus amigos da lista... (se puder enviar para eles fico muito grato ao amigo).


Por favor, confira o que está escrito em I TIMÓTEO Cap. 2, vers. 5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO, homem...".

Estes anexos são spams, enviados por pessoas que acreditam no que está escrito neles. Querem é validar os e-mails da lista para vender.


Confie no ÚNICO que realmente pode visitar sua casa e seu trabalho, ou qualquer lugar: JESUS CRISTO". Obrigado. Neilton Fontes. Recado transmitido nobre companheiro e muitíssimo obrigado.


BRONCA DO LEITOR (136) - Olá amigo Hermes. que bom, que você está de volta com essa "Coluna de Notícias" prestando bons serviços a aqueles que apreciam uma boa leitura. Vejo e assisto grandes elogios ao atual governo (Lula). Na imprensa nacional e estrangeira, às vezes penso que estou, eu, andando sempre na contra mão. Entendemos que Eles (Governantes Brasileiros) se comportam como imensos funcionários dos organismos internacionais. Veja bem, a política empregada (sistema atual) em nada tem haver com planos traçados ou implantado pelos nossos governantes, ao não ser o plano Real do Governo anterior e na sequencia os ajustes fiscais e financeiros do atual. Falo dos planos e ajustes que deram certos. Sec: XIX iniciava o Imperialismo II. Os europeus se expandindo e conquistando territórios na África e na Ásia. Os Americanos naquele momento já despontavam como imensa e vitoriosa nação para o futuro de prosperidade absoluta, portanto, James Monroe em 1824 Decreta A Doutrina Monroe "a América para os americanos" com isso Monroe (Presidente Americano naquele momento) deixava claro que os Estados Unidos não deveria aceitar qualquer intromissão, entrada ou conquista dos Europeus em terras Latino Americanas. Década de 1930 Roosvelt. Governo importante para os norte-americanos ratificou a Doutrina Monroe. Em 1944 com a "Conferencia de Bretton Woods" foi criado o FMI (Fundo Monetário Internacional) o BIRD (Banco Mundial) e também GATTI hoje OMC (organização Mundial do Comércio) consistia basicamente em emprestar rios de Dinheiro para os Paises periféricos. Até hoje não conseguimos pagar essa dívida. Em 1980 Margareth Thatcher na Inglaterra Governou aquele país com mãos de ferro no cargo de primeira ministra. Privatizou estatais, entre outras ações. Assim diminuiu a inflação e equilibrou as finanças, enfim o objetivo final foi alcançado, ou seja diminuir a ação do estado na economia. Nascia assim o "Neoliberalismo". 1989 "Consenso de Washington" os Países em desenvolvimento endividados, novamente passavam por dificuldade portanto eram passivo de ajustes. Assim o FMI, passou a recomendar a implantação dessas medidas nos países emergentes durante a década de 1990, como meios de acelerar seu desenvolvimento econômico, entre eles, o Brasil. Assim, veio à abertura do mercado brasileiro para os importados, era Collor, Itamar Franco. Privatizações, compra das estatais Brasileiras pelo o capital internacional, FHC. Ajustes financeiros e fiscais com o Governo (falastrão, arrogante, salvador da pátria e bom, como muitos acham, Lula). Iram de Oliveira-Geografia.


FIQUE SABENDO... "Educação Física 80 Aulas". Por William Pereira, Prof. de Educação Física (Fonte: Revista Virtual, http://professorwiliampereira.blosport.com, em 20/02/2010).


Este ano estarei envolvido num projeto pessoal de criar um blogue com conteúdos para oitenta aulas que corresponde à carga horária anual da Educação Física do ensino fundamental do 5º ao 9º anos. Evidentemente que esse projeto é proposto dentro da realidade das escolas em que atuo; a Escola Estadual Jerônimo Rosado e Escola Estadual Padre Alfredo e pode ser adaptado para outras escolas.


O ponto de partida foi dado com a elaboração do plano anual que já esta exposto na internet. (Ver em http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/2010/02/historia-da-educacao-fisica-wikipedia.html ). Alguns conteúdos já foram postados e a cada oportunidade que tiver estarão sendo publicadas às aulas que serão ministradas. É importante também a participação de outros professores enviando aulas prontas e idéias inovadoras para publicação que levará a sua autoria. Envie para este endereço de e-mail wilpersil2003@yahoo.com.br.


O planejamento anual 80 horas aulas ensino fundamental ano: 2010 séries/anos: 5º, 6º, 7º,8º e 9º, disciplina Educação Física do Professor William Pereira da Silva começa com os objetivos a serem alcançados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:


Os alunos deverão durante o ano letivo através dos conteúdos e metodologias aplicadas:


• Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;


• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;


• Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;


• Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;


• Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;


• Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;


• Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;


• Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.


O Plano Anual segue com conteúdos de jogos de socialização, textos ajuda para disciplinar alunos, apresentação da disciplina, projeto PROESP, relação entre atividades físicas, saúde e qualidade de vida, textos do professor William Pereira, as modalidades esportivas, domínios do comportamento humano, o processo e a seqüência do desenvolvimento motor, Estudo dos sistemas do corpo humano e sua relação com a educação Física, higiene, primeiros socorros e aspectos nutricionais na Educação Física, jogos de raciocínio lógico e fluidez de pensamentos: (Gamão, dominó, dama, sudoko, xadrez, cartas, banco imobiliário e outros...). Jogos e recreação, Ginástica corporal,

ginástica geral, ginástica laboral., Culturas corporais, Danças folclóricas, Artes Marciais., Jogos Escolares (JERNS E JEMS), Jogos interclasses (Interno) e interescolares, Gincanas culturais, esportivas e recreativas, parâmetro curriculares nacionais e avaliações. Portanto é só acessar http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ e mão a obra.


CONQUISTE SEU EMPREGOCE – A Prefeitura de Barbalha/CE, está oferecendo 236 (duzentas e trinta e seis) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de março/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.300,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O Ministériodos Cultura, está oferecendo 253 (cento e setenta) VAGAS para Analista Téc. Adm. e Ag. Administrativo, inscrições abertas no período de 01 a 14 de março/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.989,28. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGISTROS:


·         Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 56 - Semana: 8ª – Faltam: 309 dias;


·         "Estimado Camarada..., é muito gratificante tê-lo como amigo. Venho desejá-lo muitos DCs e que este ano seja muito, muito melhor de 2009 e muito sucesso. São os votos de Gileno e famíla". – Valeu amigo Gileno Fernandes, muito obrigado e retribuo sua mensagem desejando muita saúde e paz;


·         "Caro, Hermes!!!! Tenho gostado muito de receber seus informes, são sempre muito esclarecedores!!! Admiro pessoas que como você buscam modificar a realidade na qual estão inseridas com pequenos gestos que fazem toda a diferença!!!! Continue assim, pois você vai longe!!!! Jacqueline Dantas". – Ok nobre Jacqueline, estou recompensado com você dispensando toda a sua atenção para o nosso trabalho. Tim Tim!


·         Há 459 anos (25/02/1551) era criado o primeiro bispado em Salvador/ BA.


**********PANO RÁPIDO**********


v  Memória: Na edição no 166/2009 (de 04/01), relatamos sobre os seguintes temas: Música é uma Coisa Forte; Quer Viver Feliz? Concurso Público Poderá Garantir Nomeação. FIQUE SABENDO: Hemofilia: nome de diversas doenças genéticas;


v  Caixa proíbe todas as lotéricas de organizar bolões. Grupo do RS acertou a Mega-Sena em bilhete não registrado. FONTE: Globo.com, em 23/02/2010;


v  O VERÃO DE TODOS do Governo do Estado custou aos cofres estaduais R$ 1,5 bilhões de reais. Foram seis shows contratados para Natal e Tibau, numa média de R$ 260 mil reais por cada show. FONTE: Coluna Neto Queiroz, www.gazetadooeste.com.br, em janeiro/2010;


v  Amanhã (26) é Dia do Comediante.


"Quem canta...

Será, talvez, que minha ilusão / Foi dar meu coração com toda força / Pra essa moça me fazer feliz / E o destino não quis / Me ver como raiz de uma flor de lis... . ("Flor de Lis". Composição: Djavan. Canta: Djavan).

os males espanta".


DEDICO esta edição aos/as comediantes.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário