terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Democratizando a Comunicação nº 305 (Anexo: Visita Surpresa-Maravilhosa).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 305 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / http:/democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 (atualizado às 00h).


Estimados(as) Amigos(as):


Na noite de sexta-feira fomos vitimas de assalto em plena via movimentada e holofotes acesos – centro da cidade, mas, um anjo da guarda estava por perto e alerta, tudo bem, estamos aqui firme e forte. Graças a Deus. Imagine o que acontece nas cercanias do Pio XII (caixas d'águas) e na Rua Duodécimo Rosado entre até o Instituto Dom João Cota, com os holofotes apagados!!! Boa leitura.


CONCURSO PARA JUÍZES DE PAZ - A Constituição prevê que o juiz de paz, que celebra casamentos, deve ser escolhido por meio do voto direto. Pela dificuldade de cada estado de regulamentar as eleições, a maioria dos municípios acaba nomeando seus juízes por indicação. Para acabar com a polêmica, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) elaborou uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê a criação de concurso público para o cargo. É a PEC 366/2005, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, aguarda parecer da Comissão Especial e tem previsão para ser votada ainda neste semestre no Plenário da Câmara. A categoria defende e apóia a mudança.


Segundo o deputado, hoje, a maioria dos juízes de paz são nomeados por indicação dos tribunais de Justiça ou do secretário de Justiça. Antes da PEC, em setembro de 2008, o Conselho Nacional de Justiça divulgou a Resolução 16 em que pediu aos tribunais que enviassem uma sugestão de Projeto de Lei às Assembléias municipais para que o assunto fosse regulamentado. O prazo era até junho de 2009. Porém, quando a PEC entrou na pauta da Câmara, o CNJ decidiu não se empenhar no monitoramento e aguardar a aprovação da matéria.


LEVA DE FILMES SOBRE CHICO XAVIER ESTRÉIA EM 2010 – O espiritismo não estará forte apenas no teatro em 2010. A temporada de filmes no chamado 'meio transcendental' terá grandes produções e elenco de renome. "Chico Xavier", dirigido por Daniel Filho e com Nelson Xavier como Chico, é o mais aguardado. Estão previstos ainda "Nosso Lar", dirigido por Wagner Assis; "As Mães de Chico", por Glauber Filho; "E a Vida Continua", de Paulo Figueiredo; e o documentário "As Cartas", de Cristiana Grumbach.


"Chico Xavier" entra em cartaz em 2 de abril, data em que o médium faria 100 anos. Produzido pela Globo Filmes, o longa descreve a trajetória do mineiro da cidade de Pedro Leopoldo que, em seus 92 anos, psicografou 419 livros. O elenco terá ainda Paulo Goulart, Christiane Torloni e Tony Ramos. "Faço parte da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas há 40 anos. Para mim, é um prazer estar neste filme", diz Goulart.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIVERSIDADE CULTURALFoi criado um Grupo de Trabalho Interministerial que será encarregado de definir ações e programas no âmbito dos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente para a implementação de políticas públicas voltadas à valorização e preservação da diversidade cultural e da biodiversidade, tendo em vista o desenvolvimento sustentável. Entre as diretrizes a serem observados pelo grupo serão priorizados programas de atividades socioambientais, culturais e de educação ambiental. FONTE: http://ivanaldoxabirt.blogspot.com, em 19.02/2010.


FUNDAC E A CAMPANHA SALARIAL 2010O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, através do seu presidente, convoca todos os servidores da FUNDAC, para uma Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 25/02/2010 (quinta-feira), às 10h, no auditório da EMATER situado no Centro Administrativo do Estado, Br 101 Km 0 - Lagoa Nova, Natal/RN, para discutir e deliberar a seguinte ordem do dia: 1) Campanha Salarial 2010; 2) Outros assuntos de interesse da categoria.


ELEIÇÕES NO CESA enfermeira Luzia Bessa será reconduzida ao cargo de presidente do Conselho Estadual de Saúde no dia de amanhã. O processo eleitoral consolidará o mandato de presidente e vice por mais um ano. Na quinta-feira (25) acontecerá uma capacitação para os novos conselheiros estaduais que, durante o ano será estendida aos Conselheiros Municipais de Saúde em todo o estado.


BRONCA DO LEITOR (135) - Prezado Hermes. Amigo, ainda bem que temos espaços alternativos à mídia convencional: jornais, rádios e televisão, em Mossoró, como o nosso indispensável Democratizando a Comunicação. Se não fora assim, a coisa seria feia. Veja o que a mídia fez em relação a Sra. Maria José Oliveira, prefeita de Martins. Houve quase uma unanimidade em dizer que ela tinha proibido o carnaval na cidade. Não é verdade, houve apenas uma regulamentação sobre os referidos festejos. Por exemplo, proibiu-se os famigerados trios elétricos e veículos com sons com decibéis além do permitido pela legislação de circularem pela cidade. Coibiu-se a barulheira e os excessos. Ora, quase todos os anos, faço retiro religioso em Martins, e, posso comprovar que 100% das pessoas que vão lá nessa época ou vão também para retiros ou simplesmente para descansar. E não em busca de carnaval. Para isso, tem Apodi, Areia Branca, Macau e tantos outros lugares tradicionais em festas carnavalescas. Não tenho procuração para defender a prefeita ou quem quer que seja. Aliás, nem conheço sua execelentíssima martinense. Mas não me conformo com distorções e injustiças. No mais, amigo Hermes, tudo bem. Abraço fraterno, Rubens Coelho.


FIQUE SABENDO... "Falando sobre o BBB 10 – em versos". (Fonte: Poeta Davi Calisto Neto, e-mail pessoal, de Antônio Martins/RN, em 15/02/2010).

Versos em sete linhas em resposta aos versos do educador e poeta  Baiano, o Sr. Antônio Barreto, falando sobre o BBB 10.

Autoria: Davi Calisto Neto.

Quero parabenizar

Esse Baiano porreta

Que com muita perspicácia

Observou a mutreta

Nosso povo alienado

Com um BBB montado

E o dinheiro na gaveta

Mostrando a sua faceta

O programa vai ao ar

Em busca de audiência

Para poder se firmar

Sem ter pudor nem complexo

Vai vulgarizando o sexo

Sem a ninguém respeitar

Esse programa vulgar

Precisa ser derrotado

Não ter pontos no IBOP

E o jovem ser consultado

Ter mais programas descentes

Prá ver se os adolescentes

Tornam-se mais educado

Precisa ser informado

O que está fazendo o mal

As famílias destruídas

Diante desse rival

Tem que haver preservação

E a nossa televisão

Não ver só o capital

O grande Pedro Bial

Procurar ver seus conceitos

Como jornalista nobre

Aos jovens ter mais respeitos

Na minha concepção

Tem que haver transformação

Sem que ajam preconceitos

Que os bons tenham direitos

E eles sejam garantidos

Que as leis possam proteger

Os que se acham excluídos

Controle som e imagens

Para que essas mensagens

Não cheguem os nossos ouvidos

Que os bons sejam aplaudidos

Nesse cenário de cores

Que se faça uma triagem

Nos nossos televisores

Sem tomar essa atitude

Essa nossa juventude

Estão perdendo os valores

Como um dos professores

Eu não vejo resultados

A juventude sem rumo

Os ideais deletados

Um mundo de pervertidos

Com os papéis invertidos

E os crimes sendo exaltados


CONQUISTE SEU EMPREGOMA – A Prefeitura de Governador Nunes Freire/MA, está oferecendo 294 (duzentas e noventa e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26 de fevereiro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 8.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O Ministériodos Transportes, está oferecendo 170 (cento e setenta) VAGAS para Analista Téc. Adm. e Ag. Administrativo, inscrições abertas até o dia 08 de março/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.643,28. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGISTROS:


·        Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 54 - Semana: 8ª – Faltam: 311 dias;


·        "Meu amigo Hermes de Oliveira, recebi o seu e-mail e desde já estou agradecendo o espaço a mim oferecido no "Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias". Estamos diante de um mundo digital aonde a notícia chega com muita facilidade em todos os recantos do mundo, todavia alguns veículos de comunicação não merecem credibilidade e nem respeito por parte dos leitores, com certeza o seu espaço é de muita credibilidade aja visto, que tem como leitor o meu amigo Dr. Cleber Mesquita, um dos seres humanos mais sinceros e honesto que eu conheci em toda minha vida. Ter Dr. Cleber com amigo é um privilegio raríssimo, pois ele é uma pessoa diferenciada para os padrões do mundo atual. Possuir a sua amizade e sua confiança e motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos parte do seu seleto grupo de amigos. Sem mais para o momento, renovo meus protestos de estima e considerações. Atenciosamente, Davi Calisto Neto". – É um prazer contar com este mais novo leitor / uma indicação vinda do doutor, Klebinho / é algo que coração não bate biela / se bater, a ele leva / que o deixa novinho;


·        "Ok Hermes, continue nos brindando com o DC. Um grande abraço! Marco Celio". – Grande Marco Célio, bons tempos convivemos na querida COHAB/RN. Saúde e Paz amigo;


·        Há 77 anos (23/02/1933) era inaugurado o edifício dos Correios e Telégrafos, em Mossoró/RN.


**********PANO RÁPIDO**********


v     Memória: Na edição no 165/2009 (de 01/01), relatamos sobre os seguintes temas: Conta Salário Passa a Valer; Práticas Anti-Sindicais; Corretor de Veículos; Bronca do Leitor (25) Emery Costa; FIQUE SABENDO: As Tradições do Reveillon;


v     ECOLOGICAMENTE FALANDO – Ecologia é um nível superior de pensamento, onde tudo está relacionado com tudo, inclusive com as soluções. Como ciência do inter-relacionamento homem/natureza, ela não pode ser vista apenas como o estudo do meio físico, pois de suas pesquisas e analises depende a compreensão da harmonia entre o homem e o ambiente. FONTE: AME – Associação Mundial da Ecologia, enviado por Luiz Carlos Dambroski – Olinda/PE;


v     TARIFA SOCIAL – A direção da empresa Sideral trabalha a possibilidade de lançar a tarifa social com a finalidade de resgatar os passageiros dos ônibus coletivos. O preço da passagem seria de R$ 1,00 (hum real). Mas ainda haverá entendimentos com a Prefeita Fafá Rosado. FONTE: Coluna Circulando em Off – Gilberto de Souza, www.gazetadooeste.com.br, em 14/02/2010;


v         Hoje é Dia Nacional do Rotary – Dia do Rotariano.


"Quem canta...

O seu andar tem jeito de moça criança / A sua trança negra tem fita amarela / Me amarro nela, pelo seu olhar / Me ligo no sorriso dela / Que faz a minha tristeza ter fim... . ("Moça Criança". Composição: Canário e Agepê. Canta: Agepê).

os males espanta".


DEDICO esta edição aos/as rotariasnos/nas.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário