sábado, 20 de fevereiro de 2010

Democratizando a Comunicação nº 304 (Anexo: A Língua Portuguesa Agradece).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 304 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / http:/democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 20 de fevereiro de 2010 (atualizado às 12h).


Estimados(as) Amigos(as):


Pronto! Encontraram a mãe biológica de Florent Amodio (19), patinador artístico de Vancouver 2010, nascido em Sobral/CE e naturalizado francês com um ano de vida. Pergunto..., se fosse um Zé Ninguém a procura da "mãe" como existe muitos à procura, o que não é o caso do desse atleta, alguma Tv brasileira iria localizar? Outra pergunta, será que o jovem Amodio e sua mãe biológica irão viver sossegados daqui pra frente? Boa leitura!


CELULAR: NÃO ÀS MENSAGENS INDESEJADAS - SÃO PAULO – As mensagens indesejadas enviadas pelas operadoras ao celular dos usuários podem estar com os dias contados. A partir de 1º de maio, os contratos de adesão ao serviço de telefonia móvel deve contar cláusulas em que o cliente opte por receber ou não mensagens publicitárias. O pedido havia sido encaminhado pelo MPF (Ministério Público Federal em São Paulo) e foi acatado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que já informou as operadoras da decisão.

"Verificamos que o usuário recebe todo tipo de mensagem em seu celular, como jogos de azar e promoções, sem pedir ou poder optar por receber", afirmou o procurador da República, Márcio Schusterschitz, autor da recomendação. A Anatel também determinou que todos os contratos, a partir de maio, devem ser redigidos com letras com fonte tamanho 12, no mínimo, para facilitar a leitura pelos clientes. FONTE: Infomoney, 11 de fevereiro de 2010. Na base de dados do site www.endividado.com.br/.


RÁDIO JUSTIÇA RECEBE TRABALHOS DE CRIANÇAS        E ADOLESCENTESCrianças e adolescentes de todo o país estão convidados a participar da programação da Rádio Justiça em comemoração ao Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV 2010 – International Children's Day of Broadcasting (ICDB), promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A emissora do Supremo Tribunal Federal vai dedicar no próximo dia 7 de março, 24 horas de sua programação aos programas produzidos pelos jovens. 


Podem participar crianças e adolescentes até 18 anos de idade, sozinhos ou em grupo. Para isso é necessário enviar uma autorização dos pais ou responsáveis para a emissora, até o dia 1º de março. Segundo a coordenadora da rádio, Madeleine Lacsko, "não há problema em obter ajuda de um adulto, desde que fique claro que a ideia é da criança ou do adolescente".


O tema escolhido para o ICDB 2010 é "Todas as Crianças. Todos os Direitos", em homenagem aos 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança, da ONU. Para facilitar o trabalho dos interessados em participar, a Rádio Justiça colocou um banner em seu site (www.radiojustica.jus.br), com o regulamento do ICDB 2010. Lá estão grifadas as partes da convenção da ONU com os pontos considerados mais fáceis de serem trabalhados pelos estudantes. FONTE: www.stf.ju.br/.


SERVIDORES DA EMATER TERÃO ASSEMBLÉIAO SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, através do seu presidente, convoca todos os servidores da EMATER, para uma Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 23/02/2010 (terça-feira), às 09h, no auditório da EMATER situado no Centro Administrativo do Estado, Br 101 Km 0 - Lagoa Nova, Natal/RN, para discutir e deliberar a seguinte ordem do dia: 1) Campanha Salarial 2010; 2) Outros assuntos de interesse da categoria.


12ª EDIÇÃO DO ROCKSTAGE – O amigo Marcondes Paula, da Stormblast Produções, avisa ao editor e amantes do Rock in Roll, que no dia 02/04/2010 estará editando mais um Rockstage. Consta em seu e-mail que 4 bandas confirmaram participações, são elas: Amenkharis (Doom/Ghotic) de Mossoró/RN, Pand Emmy (Death/Trash) de Recife/PE, Lacryma Sanguine (Domm Metal) de Fortaleza/CE e Suprema (Heavy Metal) de São Paulo (www.myspace.com/supremametal). O local do encontro das bandas será na ACDP (antigo Barriga Cheia) e os ingressos estarão disponíveis a venda na segunda quinzena de março. Sucesso amigo, e conte conosco.


BRONCA DO LEITOR (134) - Mestre Hermes eu não sei ate onde vamos parar com tantas contradições. Imagine a luta que se tem durante décadas para conquistar um ensino público gratuito e de qualidade quando menos se espera sai um idiota com uma proposta desse tipo (Alunos de universidades públicas podem ser obrigados a prestar serviço, edição nº 301). Mas, vamos em frente que atrás vem gente. Caro Hermes, obrigado pela remessa de Democratizando a Comunicação n.302. Abraços. Wilson.


FIQUE SABENDO... "19 de fevereiro: Dia do Esportista". (Fonte: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/esportista/home.html).

O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente.


Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente.


Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.


O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando à vitória.


Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade. O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.


ESPORTE NA ANTIGUIDADE

Entre espartanos e atenienses, o esportista ocupava lugar de destaque. O povo grego, aliás, foi o primeiro a atingir um alto grau de civilização na Europa e uma das inúmeras heranças deixadas pela Grécia para o mundo moderno foi a Educação Física.


O valor dos exercícios físicos eram de tal forma reconhecidos por Aristóteles e Hipócrates, que eles chegavam mesmo a afirmar que a educação do corpo devia anteceder a do intelecto. "(...) que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ter visto a beleza e conhecido a força que seu corpo é capaz de produzir", dizia Sócrates.


Não é à toa afirmarem que os gregos e os persas foram os primeiros a sistematizar a prática do esporte.

De qualquer forma, independente do valor que os gregos davam aos exercícios, não podemos esquecer que o homem tem relação com o uso do corpo para a conquista desde os primatas. Estes, quando fugiam de animais ferozes ou lutavam por áreas e domínios estavam, de certa forma, competindo.


Acredita-se que, depois da alimentação, a mais remota ação do homem no mundo é a que hoje conhecemos como esporte.

A luta do Kung-fu, por exemplo, foi desenvolvida na China há cerca de cinco mil anos.


CONQUISTE SEU EMPREGORN – A Companhia de Águas e Esgotos do RN, está oferecendo VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 23/02 a 22 de março/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.652,12. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O BNB – Banco do Nordeste do Brasil S/A, está oferecendo VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições PRORROGADAS até o dia 04 de março/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 7.029,75. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGISTROS:


·         Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 51 - Semana: 8ª – Faltam: 314 dias;


·         "Caro Amigo Hermes, ciente de que você está retornando, para alegria nossa o seu DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO surgiu em bom tempo para ficar. Sempre às ordens. Vamos caminhar neste ano porque ele é DE DEZ. Forte Abraço. DINIZ". – Obrigado Prof. Diniz, sua participação dá o tempero necessário a cada edição. UM ANO DEZenhado de muita inspiração na sua fértil memória;


·         "Boa noite Hermes, meu abraço e amizade. DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO continua sendo uma excelente fonte de ótimas notícias. Continue firme e forte na trincheira da boa informação, da notícia exata e dos comentários justos e perfeitos. Fraternalmente, Liszt Madruga". – Prezado amigo Liszt, todos estes depoimentos registrado me dão a certeza de que não estou sozinho, e estou bem acompanhado. Grande abraços a todos vocês;


·         Há 198 anos (19/02/1812) Curitiba é elevada a categoria de Comarca, através de Alvará Régio.


**********PANO RÁPIDO**********


v  Memória: Na edição no 164/2008 (de 30/12), relatamos sobre os seguintes temas: Perdas do Plano Verão; Recesso Forense; Mestrado em Letras; Livre de Assinatura; Justina na Praça em Mossoró; Maternidade Municipal. FIQUE SABENDO: Dia da Sagrada Família;


v  Criação de empregos formais bate recorde para mês de janeiro, com 181.419 vagas, segundo Caged. FONTE: Blobo.com, em 18/02/2010;


v  NORDESTE ACIMA DA MÉDIA – O ministro do trabalho, Carlos Lupi, afirmou no ABC paulista, que o Nordeste deverá ser um dos maiores responsáveis pela criação de praticamente 2 milhões de empregos em 2010. Perdendo apenas para São Paulo, que cria entre 30% e 35% dos empregos no país. FONTE: Coluna Prosa e Verso – Crispiniano Neto, www.defato.com, em 12/01/2010;


v  Amanhã (21) será Dia Internacional da Língua Materna (Proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, novembro de 1999.


"Quem canta...

Agora é moda, sair nua em capa de revista / Agora é moda, pichar a vida de artista / Agora é moda, bionicar o corpo inteiro / Agora é moda, culpar o mercado estrangeiro / Dance, dance, dance - Dancei!... . ("Agora é Moda". Composição: Rita Lee e Lee Marcucci. Canta: R. Lee).

os males espanta".

DEDICO esta edição aos/as professores/ras de línguas.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário